1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Aneel mantém bandeira verde em dezembro, sem taxa adicional na conta de luz.
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Aneel mantém bandeira verde em dezembro, sem taxa adicional na conta de luz.

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 25/11/2023 às 10:09
Aneel, Energia Elétrica
Nível foi mantido devido às condições favoráveis de geração de energia no país

Nível foi mantido devido às condições favoráveis de geração de energia no país, o que possibilitou manter a estabilidade energética em um contexto altamente favorável para o setor. Além disso, a manutenção do nível foi fundamental para garantir o fornecimento contínuo de energia para a população e as indústrias.

A bandaelétrica verde, quando não há taxa adicional, indica que o custo de produção de energia está baixo. Em contrapartida, as bandeiras amarelas e vermelhas 1 e 2 representam um aumento no custo de geração e a necessidade de acionar usinas térmicas, que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

A bandaelétrica verde entrou em vigor a partir de abril de 2022 e é aplicável a todos os consumidores que fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).

O sistema de sinalização tarifária foi estabelecido em 2015 com o objetivo de informar aos consumidores sobre os custos de geração de energia no país, além de amenizar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Dia
ATÉ 90% OFF
📱 Capinhas com até 20% OFF na Shopee – use o cupom D4T3PFT até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Anteriormente, os custos adicionais de energia em momentos de maior dificuldade na geração eram reados para as tarifas apenas durante o reajuste anual de cada empresa, com a incidência de juros. No modelo atual, esses custos extras são cobrados e reados mensalmente para as distribuidoras por meio da ‘conta Bandeiras’.

Manutenção da Bandeira Tarifária Verde em dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou, hoje, que irá manter a bandeira tarifária verde em vigor durante o mês de dezembro. Com a determinação, as faturas de eletricidade continuarão sem acréscimo de custos extras no próximo mês. A decisão foi baseada nas condições favoráveis de geração de energia no país.

Devido ao alto nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, não será necessário recorrer a fontes mais dispendiosas, como as termelétricas. Portanto, a previsão inicial feita no início do ano de que não haveria acionamento de uma bandeira tarifária mais cara em 2023 foi confirmada, totalizando 20 meses sem a cobrança de custos adicionais nas tarifas de energia.

Fonte: InfoMoney

Inscreva-se
Entre com
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
s
Visualizar todos comentários
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegclickpetroleoegas-br.diariodoriogrande.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x