T-Mobile e Starlink unem forças em projeto inovador que promete levar internet via satélite diretamente a celulares, ampliando o sinal em regiões isoladas e revolucionando a conectividade móvel
A T-Mobile e a Starlink, empresa do grupo de Elon Musk, anunciaram um novo projeto de conectividade. A proposta é usar satélites de baixa órbita para ampliar o sinal de internet, especialmente em regiões isoladas. O plano pode mudar o cenário da conectividade global, segundo as empresas envolvidas.
A principal novidade está na forma como os celulares se conectam à internet. Com essa tecnologia, os aparelhos poderão ar diretamente os satélites da Starlink.
Isso dispensa o uso de antenas parabólicas ou outros equipamentos. Os satélites funcionam como torres de celular no espaço, representando um avanço importante para levar internet a locais onde redes terrestres não chegam.
-
Um novo “caminho secreto” no mar pode resolver os piores problemas da internet brasileira
-
EUA disparam míssil balístico intercontinental a 6.750 km através do Oceano Pacífico
-
Mistério de 500 anos: DNA de Leonardo da Vinci é rastreado por 15 gerações em projeto inovador
-
Tronsmart, concorrente da JBL, lança nova caixa de som potente com bateria de 20h e proteção IPX4 + 240w de potência
O projeto continua em fase de testes. A ideia é permitir que clientes de diversas operadoras, como Verizon e AT&T, também utilizem a nova rede.
Segundo a T-Mobile, mais de 500.000 milhas (aprox. 804.672 km) quadradas dos Estados Unidos, hoje sem cobertura, podem ser beneficiadas com o novo sistema. As áreas incluem regiões rurais, locais remotos e até trechos de oceanos.
Modelos compatíveis
Nem todos os celulares, no entanto, serão compatíveis. Somente 11 modelos poderão usar a rede. Entre eles estão iPhones 14, 15 e 16; Google Pixel 9; Motorola Razr 2024 e outros aparelhos da marca; além de diversos modelos da Samsung, como Galaxy S21 a S25. Ainda não há data definida para o lançamento oficial.
Lista de modelos compatíveis:
- Apple: iPhone 14, iPhone 15, iPhone 16
- Google: Pixel 9
- Motorola: Razr (2024), Razr Plus (2024), Moto Edge, Moto G Power 5G (2024)
- Samsung: Galaxy A14 até A54, Galaxy S21 até S25, Galaxy Z Flip 3 até Z Flip 6
Com informações de Diário do Comércio.