1. Início
  2. /
  3. / ATENÇÃO, confiram as profissões com mais vagas de emprego até 2023, segundo o SENAI
Tempo de leitura 3 min de leitura

ATENÇÃO, confiram as profissões com mais vagas de emprego até 2023, segundo o SENAI

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 12/08/2019 às 18:08

Sem categoria

vagas de emprego até 2023, segundo o SENAI

Áreas ligadas à tecnologia irão gerar mais vagas de emprego, mostra levantamento do Mapa do Trabalho 2019-2023 divulgada pelo SENAI

A abertura de novas vagas de emprego nas profissões que têm a tecnologia como principal produto, não só aumentaram como exigirão a capacitação de 10,5 milhões de trabalhadores, qualificação profissional e aperfeiçoamento em trabalhos industriais nos níveis superior, técnico,  nos próximos cinco anos.

A pesquisa foi feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e divulgada nesta segunda-feira, 12 de agosto. Falando em indústria confiram as 800 vagas de emprego para trabalhar nas obras da ArcelorMittal divulgadas hoje.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

As 7 áreas que mais vão demandar formação profissional:

1. Metalmecânica (1,6 milhão de vagas)
2. Construção (1,3 milhão)
3. Logística e transporte (1,2 milhão)
4. Alimentícia (754 mil)
5. Informática (528 mil)
6. Eletroeletrônica (405 mil)
7. Energia e telecomunicações (359 mil)

As 5 profissões que mais devem criar vagas:

1. Condutores de processos robotizados (aumento de 22% no nº de vagas)
2. Pesquisadores de engenharia e tecnologia (aumento de 17,9%)
3. Engenheiros de controle e automação, engenheiros mecatrônicos e afins (14,2%)
4. Diretores de serviços de informática (13,8%)
5. Operadores de máquinas de usinagem CNC (13,6%)

O topo do ranking por área, no entanto, deverá ser liderado pelas ocupações cujos profissionais estão aptos a trabalhar em qualquer segmento, como pesquisadores e desenvolvimento, técnicos de controle da produção e desenhistas industriais. Neste segmento, o Senai estima a criação de 1,7 milhão de vagas nos próximos cinco anos.

Técnicos de controle de produção; de planejamento e controle de produção; em eletrônica; eletricidade e eletrotécnica e em operação e monitoração de computadores estão entre as 20 ocupações que mais exigirão formação entre 2019 e 2023.

A demanda por qualificação prevista inclui o aperfeiçoamento de trabalhadores que já estão empregados e, em parcela menor (22%), aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho. Essa formação inicial inclui a reposição em vagas já existentes e que se tornam disponíveis devido à aposentadoria, entre outras razões.

O Mapa ainda indica que os profissionais com formação técnica terão mais oportunidades na área de logística e transporte, que exigirá a capacitação de 495.161 trabalhadores.

A metalmecânica precisará qualificar 217.703 pessoas. De acordo com especialistas responsáveis pela elaboração do estudo, a área de logística destaca-se, entre outros fatores, pela necessidade de aumentar a produtividade por meio da melhoria dos processos logísticos.

O Mapa do Trabalho Industrial é elaborado a partir de cenários sobre o comportamento da economia brasileira e dos seus setores, projetando o impacto sobre o mercado de trabalho e estimando a demanda por formação profissional com base industrial (formação inicial e continuada), e serve como parâmetro para o planejamento da oferta de cursos do Senai.

2 mil vagas  serão geradas com nova instalação de indústria de celulose

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para es.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegclickpetroleoegas-br.diariodoriogrande.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos