A inteligência artificial já está transformando o mundo do trabalho, e Bill Gates acredita que esse impacto será ainda maior nos próximos anos. O bilionário e fundador da Microsoft apontou profissões que, segundo ele, estão entre as mais ameaçadas pela IA
A IA está avançando em velocidade recorde e deve transformar o mercado de trabalho em menos de uma década. Quem alerta é Bill Gates. Para o bilionário e cofundador da Microsoft, profissões que hoje exigem alta qualificação podem ser substituídas por sistemas inteligentes muito mais íveis.
Médicos e professores em risco
Durante uma entrevista ao apresentador Jimmy Fallon, no mês de fevereiro, Gates afirmou que a IA poderá assumir tarefas em áreas como saúde e educação. “A expertise em áreas como medicina e ensino ainda é algo raro”, disse ele.
Por isso, acredita que diagnósticos médicos e tutoria educacional de alta qualidade serão gratuitos e disponíveis em larga escala em breve.
-
Inteligência artificial consciente: realidade próxima ou ilusão tecnológica?
-
Dell revoluciona mercado brasileiro com nova linha de notebooks equipados com inteligência artificial e produção nacional em 2025
-
Volvo sai na frente e será a 1ª montadora a integrar a IA Gemini do google e Android 15 nos carros
-
IBM demite 8 mil funcionários para adotar inteligência artificial, mas é forçada a recontratar devido ao inesperado crescimento da demanda
Ele se refere a esse novo momento como “era da inteligência gratuita”. Segundo Gates, médicos e professores devem ser impactados diretamente.
As tecnologias já estão evoluindo para fornecer respostas rápidas, detalhadas e precisas, reduzindo a necessidade da intervenção humana.
No campo da educação, por exemplo, os tutores de IA vêm ganhando espaço e podem ameaçar a presença tradicional dos professores.
Já na medicina, sistemas avançados são capazes de interpretar exames e sintomas com agilidade, mesmo em locais com poucos profissionais disponíveis.
Novas oportunidades, mas também desafios
A discussão sobre o papel humano em um mundo dominado pela inteligência artificial está longe de acabar.
Enquanto alguns especialistas enxergam um ganho de produtividade e surgimento de novos empregos, outros se preocupam com a substituição em massa de funções tradicionais.
Bill Gates reconhece essa preocupação. Ele destaca que o progresso da IA ocorre sem limites definidos e de forma muito rápida.
Isso pode gerar insegurança e medo em vários setores. Ainda assim, se mantém otimista quanto aos benefícios que a tecnologia pode trazer.
Entre os pontos positivos, o empresário menciona o avanço no tratamento de doenças, soluções para problemas ambientais e o o mais democrático ao ensino. Porém, alerta que nem tudo será automatizado.
Algumas funções permanecerão humanas
Nem todas as atividades estão ameaçadas. “Algumas coisas reservaremos para nós mesmos”, disse Gates, usando o entretenimento como exemplo. Ele acredita que certas áreas continuarão exigindo envolvimento humano, seja pela criatividade, empatia ou necessidade de interação direta.
Por outro lado, setores como manufatura, logística e agricultura também podem sofrer mudanças drásticas. Gates não mencionou profissões específicas dessas áreas, mas acredita que a IA solucionará boa parte dos desafios enfrentados nesses segmentos.
Ele também revelou que está incentivando jovens e talentos da Microsoft, OpenAI e outras empresas a se aprofundarem na área de inteligência artificial.
Segundo Gates, os avanços recentes superaram suas expectativas. Para ele, a inteligência artificial definirá o futuro do trabalho.