Início Quais são os principais parques eólicos no Brasil?

Quais são os principais parques eólicos no Brasil? 505t56

2 de novembro de 2022 às 17:53
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais são os principais parques eólicos no Brasil
Quais são os principais parques eólicos no Brasil (Foto/divulgação)

A energia eólica é a energia obtida através do vento. Na prática, ela é produzida pela transformação da energia cinética do vento em energia elétrica, através de um aerogerador, ou turbina elétrica. Hoje, a energia eólica corresponde a 10,25% da matriz elétrica global e, por isso, vamos te mostrar quais são os principais parques eólicos no Brasil. 2v2u63

Historicamente, o termo eólico vem do latim aeolicus, que representa Éolo, o deus dos ventos na mitologia grega. Hoje, a energia eólica é vista como benéfica, pois além de ser renovável, é uma energia limpa que não emite resíduos nem gases do efeito estufa, grandes responsáveis pela carbonização do planeta. 1y1g1f

Atualmente, existem mais de 880 parques eólicos no Brasil e, até 2040, é esperado a construção de pelo menos mais 50 deles. Isso porque eles oferecem oportunidades econômicas e sociais a regiões distantes ou menos favorecidas socialmente, sendo uma das grandes vantagens da energia eólica. 

Como funciona a energia eólica? 5n6x1k

Quais são os principais parques eólicos no Brasil / Canal CNN Brasil Business

Na prática, a produção de energia elétrica através dos movimentos das massas de ar ocorre pelas turbinas eólicas, ou aerogeradores. Essas turbinas possuem formato de catavento, sendo que a energia é produzida com a rotação de suas pás.

Neste sentido, essas turbinas devem ser instaladas em locais com características adequadas a esse tipo de produção energética, além de arem por estudos para avaliar os impactos ambientais desse tipo de atividade.

Além disso, para produzir energia eólica, é necessário que a densidade da massa de ar na região seja igual ou superior a 500 watts por metro quadrado, além de uma altura de 50 metros com velocidade do vento entre 7 ou 8 metros por segundo.

Dessa forma, qualquer mudança na velocidade do vento pode prejudicar o rendimento dessas turbinas, logo, é necessário que haja um estudo detalhado sobre o comportamento das massas de ar na região onde será instalado um parque eólico.

Como está o uso da energia eólica no Brasil? 343128

Atualmente, a principal fonte energética no Brasil é a área, onde cerca de 90% da energia elétrica consumida pelos brasileiros é oriunda das usinas hidrelétricas. No entanto, nos últimos anos, o uso da energia eólica tem crescido exponencialmente no país.

Isso ocorreu devido às condições climáticas em algumas regiões do Brasil, como o Nordeste, que possui potencial eólico elevado, sendo um dos maiores da América Latina. Inclusive, o Nordeste é a região que mais possui parques eólicos no Brasil, produzindo 70% desse tipo de energia no país.

Hoje, estima-se que 72 mil km² do território brasileiro tenham condições adequadas para a instalação de parques eólicos. Em suma, essa grande região pode garantir a produção de 272 Terawatts/hora anualmente, ou seja, 65% de toda a energia consumida no Brasil.

Por outro lado, além de produzir menor impacto ambiental que as usinas hidrelétricas, a energia eólica é fundamental para a diversificação da matriz energética de um país.

Quais são as vantagens da energia eólica? 2f4b3f

A energia eólica é uma fonte energética renovável e limpa, além de ter uma produção mais barata do que outras fontes, como hidrelétrica e nuclear, por exemplo.

Além disso, diferente dos combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural, os ventos são um recurso inesgotável, ou seja, mesmo que seja usado em abundância, ele não irá acabar a longo prazo.

Quais são os maiores parques eólicos do Brasil? 3py4n

Atualmente, existem mais de 880 parques eólicos no Brasil, sendo que os maiores deles são:

1 – Parque Eólico Lagoa dos Ventos 1662

Situado no Piauí, ele tem capacidade instalada de 399 MW.

2 – Parque Eólico de Osório 4w2e46

Localizado em Osório, no Rio Grande do Sul, essa unidade conta com capacidade instalada de 300 MW.

3 – Complexo Eólico do Alto do Sertão I 5rdi

Este complexo eólico está situado nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, na Bahia, e possui capacidade instalada de 293,6 MW.

Relacionados
Mais recentes
Fechar