Marinha inaugura estruturas no Complexo naval de Itajaí e avança com projeto de submarinos. Conheça as novas instalações da Marinha que serão inauguradas em 2025.
Na quinta-feira (13), a Marinha do Brasil inaugurou suas novas instalações no Complexo Naval de Itaguaí (RJ), como parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). As novas instalações da Marinha do Brasil incluem o prédio istrativo da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), a subestação elétrica, os cais 3 e 4, a Praça da BSIM e o Pórtico de Cerimônias.
Novas instalações da Marinha no Complexo Naval expandem capacidade operacional
Segundo informações da Marinha, as instalações permitirão a expansão da capacidade operacional do Complexo Naval, que agora pode receber 2 submarinos atracados a contrabordo ou um navio. Segundo o Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, Comandante de Operações Navais, as entregas vão de encontro com o planejamento estratégico da Força Naval, que não inclui apenas a compra de novos meios, mas também o poder de controlá-los e mantê-los a partir de terra.
Cláudio também destaca que as entregas nas novas instalações da Marinha do Brasil estão acontecendo. Além da infraestrutura, a Marinha já possui 2 submarinos incorporados, que estão sendo utilizados em operações da Esquadra. Outros 2 submarinos comuns estão prestes a chegar, juntamente com o principal objetivo do programa, que é o Submarino Nuclear Convencionalmente Armado.
-
Mil Mi-26: o maior e mais poderoso helicóptero do mundo tem 56 metros, levanta tanques de guerra e consome 9 litros por segundo no ar
-
O veículo blindado de 18 toneladas desenvolvido no Brasil que atinge 100 km/h em terra e navega a 10 km/h, sendo a espinha dorsal da infantaria mecanizada do Exército
-
O blindado brasileiro que faz 600 km com um único tanque: conheça o Guarani 6×6 que impressiona militares estrangeiros com sua autonomia recorde
-
O “caça invisível que dança no céu”: F-22 Raptor atinge 2.400 km/h e faz manobras que desafiam a física — até voando de cabeça para baixo com precisão impressionante
Para a expansão do Complexo Naval de Itaguaí também estão previstas 4 novos cais, junto com 4 subestações elétricas, um Esquadrão de Guerra Cibernética, o prédio do Comando do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché, posto de abastecimento, tanques de armazenamento de combustível e garagem de viaturas.
Para o Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, essas novas instalações da Marinha do Brasil reafirmam o compromisso da Força com a atualização de suas instalações, fortalecendo o Prosub, considerado o maior programa estratégico do Estado brasileiro.
Entenda a função das novas instalações da Marinha do Brasil
O novo prédio istrativo do Complexo Naval, onde atuarão cerca de 200 militares de várias áreas, centraliza a gestão operacional da BSIM, aprimorando as condições de trabalho e otimizando o e às atividades navais. Já os cais 3 e 4 ampliam a capacidade logística e de atracação da Base.
A subestação elétrica integrada garantirá fornecimento de energia e recarga das baterias, expandindo a autonomia e eficiência das atividades. A estrutura também inclui a Praça da BSIM e o Pórtico de Cerimônias, espaços dedicados a formaturas e solenidades militares.
As novas instalações da Marinha do Brasil ainda receberam novos sistemas de monitoramento, segurança, ventilação e climatização, além de uma usina solar fotovoltaica, que contribui para a eficiência energética e a redução de gastos operacionais.
A expansão do Complexo Naval permite melhores condições de atendimento às empresas militares que recebem apoio da BSIM, expandindo sua capacidade operacional. Com a entrega do novo cais, a base poderá receber dois submarinos atracados a contrabordo ou um navio, proporcionando maior flexibilidade e eficiência logística, como citado anteriormente.
Conheça a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM)
Inaugurada em 2020, a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), localizada no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), é utilizada para o Prosub, que atua com o objetivo de produzir quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.
O BSIM atua com o objetivo de contribuir em missões navais, principalmente dos submarinos, além de prestar apoio logístico às Organizações Militares (OM) apoiadas. A base oferecerá segurança de áreas e instalações do Complexo Naval de Itaguaí, incluindo os perímetros marítimo, terrestre e áreas comuns, em coordenação com as demais OM e empresas sediadas no Complexo, além de disponibilizar apoio básico de saúde.
Fontes: Poder naval, Tribuna da Bahia