1. Início
  2. / Forças Armadas
  3. / Brasil avança em modernização militar! Marinha inaugura novas instalações no Complexo Naval para reforçar programa estratégico e ampliar capacidade de operação de submarinos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil avança em modernização militar! Marinha inaugura novas instalações no Complexo Naval para reforçar programa estratégico e ampliar capacidade de operação de submarinos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/02/2025 às 08:47
Brasil avança em modernização militar! Marinha inaugura novas instalações no Complexo Naval para reforçar programa estratégico e ampliar capacidade de operação de submarinos
Foto gerada por IA

Marinha inaugura estruturas no Complexo naval de Itajaí e avança com projeto de submarinos. Conheça as novas instalações da Marinha que serão inauguradas em 2025.

Na quinta-feira (13), a Marinha do Brasil inaugurou suas novas instalações no Complexo Naval de Itaguaí (RJ), como parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). As novas instalações da Marinha do Brasil incluem o prédio istrativo da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), a subestação elétrica, os cais 3 e 4, a Praça da BSIM e o Pórtico de Cerimônias.

Novas instalações da Marinha no Complexo Naval expandem capacidade operacional

Segundo informações da Marinha, as instalações permitirão a expansão da capacidade operacional do Complexo Naval, que agora pode receber 2 submarinos atracados a contrabordo ou um navio. Segundo o Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, Comandante de Operações Navais, as entregas vão de encontro com o planejamento estratégico da Força Naval, que não inclui apenas a compra de novos meios, mas também o poder de controlá-los e mantê-los a partir de terra.

Cláudio também destaca que as entregas nas novas instalações da Marinha do Brasil estão acontecendo. Além da infraestrutura, a Marinha já possui 2 submarinos incorporados, que estão sendo utilizados em operações da Esquadra. Outros 2 submarinos comuns estão prestes a chegar, juntamente com o principal objetivo do programa, que é o Submarino Nuclear Convencionalmente Armado.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Para a expansão do Complexo Naval de Itaguaí também estão previstas 4 novos cais, junto com 4 subestações elétricas, um Esquadrão de Guerra Cibernética, o prédio do Comando do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché, posto de abastecimento, tanques de armazenamento de combustível e garagem de viaturas.

Para o Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, essas novas instalações da Marinha do Brasil reafirmam o compromisso da Força com a atualização de suas instalações, fortalecendo o Prosub, considerado o maior programa estratégico do Estado brasileiro.

Entenda a função das novas instalações da Marinha do Brasil

O novo prédio istrativo do Complexo Naval, onde atuarão cerca de 200 militares de várias áreas, centraliza a gestão operacional da BSIM, aprimorando as condições de trabalho e otimizando o e às atividades navais. Já os cais 3 e 4 ampliam a capacidade logística e de atracação da Base. 

A subestação elétrica integrada garantirá fornecimento de energia e recarga das baterias, expandindo a autonomia e eficiência das atividades. A estrutura também inclui a Praça da BSIM e o Pórtico de Cerimônias, espaços dedicados a formaturas e solenidades militares.

As novas instalações da Marinha do Brasil ainda receberam novos sistemas de monitoramento, segurança, ventilação e climatização, além de uma usina solar fotovoltaica, que contribui para a eficiência energética e a redução de gastos operacionais.

A expansão do Complexo Naval permite melhores condições de atendimento às empresas militares que recebem apoio da BSIM, expandindo sua capacidade operacional. Com a entrega do novo cais, a base poderá receber dois submarinos atracados a contrabordo ou um navio, proporcionando maior flexibilidade e eficiência logística, como citado anteriormente.

Conheça a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM)

Inaugurada em 2020, a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), localizada no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), é utilizada para o Prosub, que atua com o objetivo de produzir quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

O BSIM atua com o objetivo de contribuir em missões navais, principalmente dos submarinos, além de prestar apoio logístico às Organizações Militares (OM) apoiadas. A base oferecerá segurança de áreas e instalações do Complexo Naval de Itaguaí, incluindo os perímetros marítimo, terrestre e áreas comuns, em coordenação com as demais OM e empresas sediadas no Complexo, além de disponibilizar apoio básico de saúde.



Fontes: Poder naval, Tribuna da Bahia

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos