Campinas lidera inovação na construção civil ao adotar ferramenta (calculadora) que mede emissões de carbono em obras. Conheça a CECarbon.
Campinas se destacou nacionalmente ao se tornar a primeira cidade brasileira a adotar oficialmente a CECarbon, uma calculadora digital e gratuita que estima o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa em obras da construção civil.
A parceria firmada com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), na última quinta-feira, 15, posiciona o município como referência em soluções sustentáveis no setor, integrando a iniciativa ao seu Plano Local de Ação Climática.
Ferramenta estratégica para obras com menor impacto ambiental é adotada pela cidade de Campinas
A CECarbon permite mensurar o impacto ambiental das construções desde a extração dos materiais até a etapa de execução nos canteiros.
-
Casa construída em 24 horas por menos de US$ 10 mil: Impressora 3D de concreto ganha destaque como alternativa rápida, barata e sustentável na construção de moradias
-
Senado aprova Selo de Engenharia Solidária para reconhecer projetos sociais — proposta segue para nova análise e pode beneficiar famílias de baixa renda
-
Dez elevadores e três gruas da obra onde três pessoas morreram após a queda do 17º andar, em SP, foram interditados pelo Ministério do Trabalho
-
Antes funcionava com tração animal; hoje, está presente em todas as obras. Conheça a mente por trás da ideia genial da betoneira como a conhecemos hoje
A tecnologia possibilita o acompanhamento detalhado do ciclo de vida dos insumos utilizados, promovendo maior eficiência na gestão ambiental de obras públicas e privadas.
De acordo com a secretária de Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat, a adoção da ferramenta representa um salto significativo para a cidade.
Ela explica que a plataforma viabiliza o controle das emissões e orienta escolhas mais sustentáveis nos projetos.
“Somos a primeira cidade do Brasil a firmar esse termo de colaboração. A ferramenta permite o monitoramento das emissões de carbono nas obras e mostra quanto é possível reduzir utilizando materiais sustentáveis. Ela é estratégica para a gestão climática e energética, padronizando métricas e consolidando dados relevantes para o setor”.
Parceria reforça compromisso com políticas públicas sustentáveis
A do termo de colaboração ocorreu no Salão Azul da Prefeitura, com a presença do prefeito Dário Saadi, técnicos ambientais, empresários da construção civil e representantes do SindusCon-SP.
O prefeito destacou que a ferramenta será essencial para criar diretrizes e incentivos voltados a obras mais ecológicas.“A partir do diagnóstico das emissões, poderemos pensar em regras e incentivos para obras que utilizem modelos mais sustentáveis”, disse.
Campinas vive um momento de crescimento no mercado da construção. Segundo Marcio Benvenutti, diretor regional do SindusCon-SP, houve aumento expressivo no número de construtoras atuando na cidade.
“Essa parceria é um marco no incentivo à construção sustentável em Campinas. Hoje, a prefeitura é ágil e aumentou em 40% o número de construtoras na cidade. Somos o segundo maior faturamento do programa Minha Casa, Minha Vida no País”.
A ferramenta também facilita a obtenção de certificações como o Selo Casa Azul+ Caixa e está em conformidade com exigências do Ministério das Cidades, ampliando seu potencial de aplicação prática no setor habitacional.
Tecnologia ível a profissionais de todos os níveis
Desenvolvida com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e da Secretaria Nacional de Habitação, a CECarbon pode ser usada por qualquer profissional da construção civil — de estudantes a grandes empresas — por meio de uma plataforma online gratuita.
Para o secretário de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas, Braz Adegas Júnior, a iniciativa marca o início de uma nova fase na gestão urbana.
“Campinas se consolida como um hub de soluções em sustentabilidade urbana. A CECarbon será um guia essencial para decisões futuras”.