A ordenação dos municípios que estão no entorno do complexo industrial de Suape é importante para o desenvolvimento operacional portuário
Em janeiro de 2012, foi estabelecida a Lei Federal 12.587 que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). A norma prevê que a União institua diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive no que se refere a transportes. Nesse sentido, o complexo industrial de Suape, onde fica localizado o maior terminal portuário do Nordeste, em Pernambuco, tem incentivado a elaboração de Plano de Mobilidade Humana e Sustentável de cidades estratégicas para o progresso das operações portuárias, o que consequentemente geraria mais empregos.
Suape necessita que esses municípios melhorem o fluxo viário, reestruturando os modais de transporte coletivo e ibilidade. Assim, o complexo industrial pode se desenvolver ainda mais, operar melhor e gerar mais oportunidades de trabalho. Em paralelo, as cidades também se modernizam.
Por meio de um acordo de cooperação, foram R$ 860 mil reados ao município do Cabo de Santo Agostinho, onde fica localizado o Porto de Suape, e a Sirinhaém, cidade conhecida na região não só pelo seu enorme potencial turístico, sobretudo pelo belo litoral, mas também por ser ligada à estrada PE-60, uma das principais rotas de quem entra ou sai da região metropolitana do Recife. A verba contribui para a elaboração dos estudos.
-
Banco tradicional surpreende e anuncia decisão drástica: o fechamento de suas agências em 60 dias nos EUA
-
Brasil abrigará a fábrica mais moderna da Coca-Cola no mundo; cidade está decidida e essa é a expectativa de novos empregos
-
São Paulo em movimento: os profissionais que mantêm a metrópole funcionando
-
Quanto rende R$ 20 mil no Porquinho do Banco Inter durante 30 dias
Sirinhaém tem mais de 46 mil habitantes. Já no Cabo moram mais de 208 mil pessoas. São cidades do Brasil que tem atendido à PNMU. Segundo a Lei de Mobilidade Urbana, toda cidade com mais de 20 mil habitantes deve apresentar seu plano de melhoria para o setor. No Brasil são 3.342 cidades brasileiras com esse perfil, mas apenas 834 declararam ter apresentado.
Plano de mobilidade com conceito sustentável
Na segunda-feira (13), a Prefeitura de Sirinhaém apresentou à sociedade, por meio de uma Audiência Pública, o que tem elaborado para a melhoria de sua mobilidade urbana. O Plano de Mobilidade Sustentável e Humana elaborado com o incentivo de Suape propõe conceitos modernos de integração entre os transportes e os pedestres. Confira os principais projetos:
- Ruas e avenidas pavimentadas
- Construção de faixas exclusivas para bicicletas (ciclovias e ciclorrotas);
- Conselho de Mobilidade Urbana para a participação comunitária sobre as ações do setor;
- Criação de estacionamentos rotativos e democráticos;
- Veículos públicos para o transporte de pessoas com deficiência;
- Legalizar o transporte público municipal;
- Criação de Rotas 30 para redução de velocidade de veículos em determinados trechos de concentração de pessoas;
- Cruzamentos completos, incluindo faixas de pedestres elevadas para redução de velocidade dos veículos, visando a inclusão de todos os modais e sua circulação segura;
- Paradas de ônibus cobertas com telhado verde com identificação das linhas do transporte coletivo.
“Quando a gente foi agraciado pelo Porto de Suape para ter o plano de mobilidade, nós sabíamos que estaríamos contribuindo com o futuro, com gerações, com o progresso da cidade de forma planejada. Ficamos muito felizes em poder participar desse acordo de cooperação que vai trazer mais oportunidades para nossa cidade. Estamos contribuindo ainda mais com o desenvolvimento de Pernambuco. Além do turismo, Sirinhaém tem muito a oferecer, e nós da Prefeitura estamos dispostos a fazer o que for possível para tornar aqui um local ainda melhor para se viver.
Camila Machado – prefeita de Sirinhaém
O Cabo de Santo Agostinho também tem realizado reuniões para ara discutir estratégias de mobilidade humana sustentável. Os estudos são feitos de forma integrada, entre a secretaria municipal de Planejamento e a de Meio Ambiente.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para es.