1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Cinesolar inaugura o primeiro cinema movido à energia solar do Brasil
Localização PB Tempo de leitura 3 min de leitura

Cinesolar inaugura o primeiro cinema movido à energia solar do Brasil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/01/2022 às 10:19
Cinesolar - energia solar - cinema - energia renovável -
Paraíba recebe primeiro cinema que funciona a partir de energia solar – créditos: CInesolar

Já imaginou assistir um filme nos telões utilizando energia solar? Essa é a proposta do Cinesolar, um cinema totalmente movido a energia renovável que já realizou mais de mil sessões em 440 cidades brasileiras

O projeto Cinesolar chegou à Paraíba neste mês com atividades realizadas em João Pessoa e Campina Grande. A iniciativa ofertou a exibição de filmes por meio da energia solar, e o evento ainda contou com oficinas artísticas. As exibições aconteceram no domingo, em Campina Grande, e na segunda-feira (24), em João Pessoa. O Cinesolar exibiu curtas-metragens brasileiros e os longas “Rio” e “Mogli – O Menino Lobo”. O projeto é o primeiro cinema itinerante do Brasil a ser movido com energia limpa e renovável, no caso, a energia solar, e está em circulação desde 2013.

Leia também

Cinesolar fala sobre sustentabilidade para jovens e crianças

O foco do Cinesolar é levar arte para comunidades mais afastadas, que vivenciam dificuldades de o a equipamentos culturais das cidades. Além das sessões de cinema, na cidade de João Pessoa o projeto apresentou o Oficinema Solar, uma oficina de vídeo voltada para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme foi produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para a comunidade local.

O evento do cinema movido à energia solar ocorreu de forma presencial, cumprindo todos os protocolos sanitários exigidos pela Secretaria de Saúde em relação à pandemia.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Foi ofertado álcool em gel para higienização das mãos e houve também controle de o e distanciamento entre as cadeiras. Além disso, também foi obrigatório o uso de máscara durante todo o período de exibição.

Cinema movido à energia solar já realizou mais de mil sessões

No dia 23, o Cinesolar esteve em Campina Grande, na Praça Jornalista Evandro Barros, no Bairro Pedregal. No dia 24, as exibições de cinema chegaram à capital, com oficinas na Escola Viva Olho do Tempo, em Gramame.

As sessões aconteceram no mesmo lugar. Ao total, o cinema movido à energia solar já fez mais de mil sessões, entre curtas-metragens, com temáticas socioambiental, e longas, em 440 cidades do país. Foram ministradas mais de 300 oficinas, proporcionando técnicas básicas e os elementos que fazem parte da linguagem cinematográfica.

Entenda como funciona o Cinesolar

O cinema movido à energia solar conta com duas sprinters equipadas com placas de energia solar e um sistema conversor de energia que oferta uma autonomia de aproximadamente 20 horas de atividades.

Dentro das “vans”, também são levadas cadeiras para o público, projetor, sistema de som, entre outros. Após retirados, o espaço se torna uma sala de aula com uma exposição permanente de tecnologia e ciências. A primeira unidade do Cinesolar foi batizada de Tupí, uma homenagem aos povos indígenas brasileiros, e a segunda unidade foi batizada de Mahura, que conta com histórias dos anteados vindos da África.

Ao todo, somente com o uso de energia solar, a iniciativa já economizou cerca de 2.317 kW, e já atingiu 197.468 pessoas com seus eventos. Também são trabalhadas oficinas como a Eco-Grafite, um grafite que utiliza pigmentos naturais; a Forno Solar, que compartilha ensinamentos da tecnologia de produção; entre várias outras oficinas.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para es.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos