Com apoio do DBP, evento “Oportunidades de Inovação e Negócios em Energias Renováveis” abre agenda de ações conjuntas que pode incluir a chamadas públicas e programas de aceleração.
O centro empresarial Dabi Business Park, de Ribeirão Preto (SP), e o hub de inovação Bio Energy Hub, com sede em Sertãozinho (SP), firmaram parceria para o desenvolvimento de ações de inovação aberta nas áreas de etanol, biomassa, biogás, energia solar, hidrogênio e outras fontes renováveis.“ Este é um o importante para criar na região de Ribeirão Preto uma nova referência em open innovation na área de bioenergia.
A importância do projeto da Dabi Business Park e Bio Energy para o mercado de energia renovável
A união da estrutura do Dabi Business Park e de suas empresas residentes com a rede de startups, corporações e especialistas que reunimos no hub são insumos valiosos para novos projetos”, explica o founder e CEO do Bio Energy Hub, Marcos Eduardo de Oliveira.
O primeiro evento com apoio do Dabi Business Park, “Oportunidades de Inovação e Negócios em Energias Renováveis”, será realizado em conjunto entre Senai e Bio Energy Hub, dia 23 de junho, às 8h, na Escola SENAI Ettore Zanini, em Sertãozinho — SP. As inscrições podem ser efetuadas no site oficial do Bio Energy.
-
Usina termoelétrica de Marituba transforma lixo em energia limpa e abastece 10 mil moradores com sustentabilidade e inovação
-
O Salto de Uberaba: R$ 7,8 bilhões em hidrogênio verde para reinventar a produção de fertilizantes
-
Gigante sa EDF e Porto do Pecém selam acordo chave para usina de hidrogênio verde no Ceará
-
Entenda tudo sobre tecnologia da energia renovável com este guia completo
“Trazer para perto das empresas residentes no Dabi Business Park o conhecimento, as iniciativas e os contatos que o Bio Energy Hub tem reunido reforça nosso papel de conectar pessoas e empresas visando gerar inovação e novos negócios”, avalia o gestor da Área 51, o hub de inovação do centro empresarial, Ricardo Agostinho.
Chamadas públicas
Além de eventos de conteúdo e network, a parceria permitirá a realização de chamadas públicas de inovação, pitch days para apresentação e seleção de startups, hackathons, programas de pré-aceleração de ideias e programas de aceleração de startups e outros eventos que fomentam a chamada inovação aberta.
“É essencial para a sobrevivência das organizações mudar a forma de desenvolver novas soluções. A ideia é romper com o paradigma das extensas e caras pesquisas realizadas dentro das empresas para o modelo de open innovation cujo objetivo é cocriar com parceiros e startups de forma mais simples, rápida e com menor custo, criando uma relação win-win”, explica Oliveira.
Nordeste é líder no mercado de energia renovável brasileiro, atraindo R$ 62,2 bilhões em investimentos
Nos últimos anos, Pernambuco entrou no grupo dos cinco maiores produtores do mercado de energia renovável, atraindo diversas parcerias e investimentos, mas que ainda são quase desconhecidas na região Nordeste, inclusive em questões de publicidade pelo próprio governo do estado.
Enquanto isso, Pernambuco já é o quarto estado com mais projetos de energia solar, somando 2,989 MW, ficando a frente do Ceará.
Estima-se que, nos próximos anos, ultraará também o Rio Grande do Sul na produção de energia eólica. Atualmente, o estado tem cerca de 417 aerogeradores, mas deverá dobrar o número daqui a alguns anos.
Com o Nordeste na liderança da produção de energia renovável, o potencial do negócio de energia renovável no estado de Pernambuco, de acordo com Reive Barros, Diretor de Construção da CHESF, é de 74 GW em energia eólica e de cerca de 1.220 GW em energia solar.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para es.
Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia