1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Dinamarquesa Vestas anuncia investimento de R$ 1 bilhão para projeto de energia eólica na Paraíba com previsão de gerar 600 novos empregos
Localização PB Tempo de leitura 3 min de leitura

Dinamarquesa Vestas anuncia investimento de R$ 1 bilhão para projeto de energia eólica na Paraíba com previsão de gerar 600 novos empregos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 28/11/2022 às 16:22
Atualizado em 21/12/2022 às 09:58
Vestas - investimentos - empregos - PB - Paraíba - Aerogeradores
Foto: Vestas/Reprodução

A Vestas, empresa dinamarquesa fabricante de aerogeradores, anunciou um novo investimento bilionário na Paraíba para um projeto de energia eólica que visa gerar 600 empregos e 252 MW de potência instalada.

No final da semana anterior, o governador da Paraíba, João Azevêdo assinou o protocolo de intenções com a empresa dinamarquesa de energia eólica Vestas, no Palácio da Redenção, localizado em João Pessoa. A empresa está desenvolvendo um projeto para a instalação de parques de energia eólica, com o intuito de levar os empreendimentos para os municípios de Araruna, Riachão, Cacimba de Dentro, Cuité e Damião. O projeto, chamado de Fragata, promete gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos durante a fase de construção.

Projeto de energia eólica terá capacidade para alimentar mais de 125 mil residências

A princípio, os parques de energia eólica terão uma potência instalada de 252 MW de energia elétrica. Tudo isso gerado por meio de ventos para o mercado brasileiro e capaz de abastecer o consumo de mais de 125 mil famílias.

Na ocasião, o governador destacou o potencial do estado para a geração de energia limpa e a capacidade de atrair novos investimentos. Isso tudo para gerar o desenvolvimento sustentável e preparar o estado para o futuro.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Azevêdo ressalta que a Paraíba possui uma gestão fiscal eficiente e um ambiente favorável de negócios, contando com o rating A pela Secretaria do Tesouro Nacional por dois anos consecutivos, uma localização estratégica, excelente logística de transporte, tornando possível a geração de empregos e renda e o impulsionamento da economia.

Rômulo Polari Filho, diretor presidente da Cinep, ressaltou que o estado tem se fortalecido como um grande hub de energias renováveis no Nordeste. Foi assinado mais um protocolo de intenções com foco na energia eólica com a maior fabricante de aerogeradores do mundo, um investimento estratégico para o estado, levando energia limpa e empregos para a região de Araruna, Riachão, Cacimba de Dentro, Damião e Cuité.

O presidente destaca que já possui empreendimentos de empresas de Portugal, Espanha, França, fábrica de painéis de energia solar e atrai mais desse empreendimento para seu estado.

Região possui grande potencial de recurso eólico

Segundo Jessé Bortoli, head de desenvolvimento no Brasil da Vestas Desenvolvimento SA, os fatores predominantes para a instalação do parque de energia eólica na Paraíba. A região possui um grande potencial de recurso eólico, determinante para que a Vestas realizasse esse investimento no desenvolvimento, somadas à infraestrutura logística e à mão-de-obra qualificada local disponível para atuação no projeto.

Ao mesmo tempo, Stevan RuSchel, sócio-diretor de Engenharia na Renobrax Energias Renováveis, destacou os aspectos sociais e econômicos do projeto de energia renovável. Este é um empreendimento que torna possível a geração de renda direta e indireta.

Leva um grande benefício para a população local com a ampliação no índice de participação dos municípios. Isso que aumenta a produção de riqueza e a distribuição de renda. A empresa atuará para colocar o projeto em atividade quanto antes.

Vestas abrirá centro de serviços de manutenção na Bahia

A Vestas também tem planos na Bahia, com o objetivo de construir o segundo centro de manutenção. No local está concentrada boa parte das instalações, gerando ainda mais empregos para a região. É um impacto bastante significativo, não apenas na atividade de produção de aerogeradores.

A empresa possui sua unidade em Aquiraz, entretanto também produz pás e torres por meio de parceiros com projetos, com designers que também é um vetor de geração de empregos.

A primeira turbina da empresa foi instalada em Fernando de Noronha, nos anos 2000. E mais recentemente, nos últimos doze anos, a empresa possui uma presença muito importante com investimentos e localização de tecnologia de aerogeradores. 

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para es.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos