O novo motor elétrico da ZF tem o tamanho de um micro-ondas e potência de carro de corrida. E ele ainda usa menos cobre que os concorrentes!
Você já imaginou um motor que cabe numa caixa de sapatos, mas entrega mais potência do que muito esportivo por aí? Pois é exatamente isso que a ZF está colocando no jogo. A empresa, conhecida por fabricar algumas das melhores caixas de câmbio do mundo, resolveu mostrar que também entende — e muito — de motores elétricos. E o resultado é surpreendente.
374 cavalos e mais de 5.000 Nm de torque… com 74 kg!
Durante muito tempo, a lógica era simples: quanto mais potência, maior o motor. Mas isso ficou no ado. Com a evolução dos motores elétricos, a equação mudou completamente. O novo motor da ZF, batizado de EVSys800, entrega até 374 CV de potência em pico e um torque absurdo de 5.200 Nm. Tudo isso com um conjunto que pesa só 74 kg — ou seja, mais leve que muita bicicleta elétrica por aí — e tem o tamanho de uma caixa de sapatos.
Um motor completo em um só bloco
E não estamos falando só do motor, viu? O EVSys800 já vem com tudo integrado: motor, inversor, eletrônica de potência e redutor. Isso significa que ele pode dispensar o uso de uma caixa de câmbio tradicional, economizando ainda mais espaço e peso. Tudo isso em um sistema compacto e pronto para ser instalado.
-
Tecnologia dos EUA pode rastrear submarinos sem GPS
-
Banco tradicional surpreende e anuncia decisão drástica: o fechamento de suas agências em 60 dias nos EUA
-
Um novo “caminho secreto” no mar pode resolver os piores problemas da internet brasileira
-
Brasil abrigará a fábrica mais moderna da Coca-Cola no mundo; cidade está decidida e essa é a expectativa de novos empregos
Como esse motor se compara com os de hoje?
A grande sacada da ZF foi criar um motor que entrega o que muitos outros não conseguem: muita força com pouco espaço. Hoje, se você quiser mais de 300 cavalos em um carro elétrico, geralmente precisa de um motor parrudo, com sistemas de resfriamento robustos e bastante espaço no chassi. O da ZF faz isso com um peso mínimo e ainda por cima com todos os componentes já embutidos. Isso facilita (e muito) a vida das montadoras.
Menos cobre, mais eficiência
Outra vantagem do EVSys800 é a forma como ele foi projetado. O enrolamento trançado e a estrutura coaxial da redutora ajudam a economizar até 10% de cobre em relação aos motores elétricos convencionais. Isso não só reduz o custo de produção, como também torna o sistema mais leve e sustentável. E tem mais: o conjunto todo gera menos calor e ruído, o que significa menos vibração e mais conforto dentro do carro.
De supercarros à mobilidade urbana
Apesar de já ter sido testado em um Porsche Taycan, o EVSys800 não nasceu só para os esportivos. Por ser leve e compacto, ele pode ser usado também em veículos urbanos elétricos, vans e até utilitários. Como é possível usar mais de um motor no mesmo veículo, as possibilidades se multiplicam: tração integral, controle individual de torque por roda e um desempenho que bate de frente com os carros a combustão mais potentes do mercado.
Um o à frente na corrida dos elétricos
A ZF não quer só acompanhar a virada elétrica do setor automotivo — ela quer liderar. E com um motor desse calibre, está bem posicionada. A empresa está apostando em soluções completas de propulsão elétrica, integrando hardware e software em um único pacote. Isso pode dar à ZF uma bela vantagem frente a gigantes como Bosch, Siemens ou BorgWarner, que ainda trabalham com sistemas mais modulares.
Quando chega ao mercado?
A previsão da ZF é começar a produção em larga escala a partir de 2026, e a expectativa é que o EVSys800 comece a aparecer em modelos comerciais logo depois. E a promessa é clara: mais potência, menos peso e mais eficiência. Tudo isso com menos impacto ambiental e um desempenho que vai mudar a forma como olhamos para os carros elétricos.
Parece um motor revolucionário. Só não comentou a fonte de energia! Consumo… Sem fonte de energia, sem movimento.
Se você pesquisar um pouco sobre como funcionam os carros elétricos, a sua resposta estará sanada, seria o mesmo que perguntar qual a fonte de combustível dos carros a combustão, sem fonte de energia o motor também não funciona, não importa a sua potência ou cilindrada.
Boa pergunta do amigo leitor e a Bateria.
ZF aqui de Sorocaba ?