1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Empresa chinesa desenvolve bateria que promete 1 mil km de autonomia e recarga em 6 minutos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa chinesa desenvolve bateria que promete 1 mil km de autonomia e recarga em 6 minutos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 10/06/2023 às 12:34
Empresa chinesa desenvolve bateria que promete 1 mil km de autonomia e recarga em apenas 8 minutos
Foto: Greater Bay Technology

Startup líder de mercado da China está desenvolvendo uma bateria inédita que promete não perder autonomia mesmo em climas frios. A expectativa é entregar 1 mil km aos carros elétricos.

O Greater Bay Technology, da China e subsidiária da estatal Guangzhou Automobile Group (GAC), afirma ter desenvolvido a solução para o que é, sem dúvida, um dos maiores desafios das baterias de carros elétricos: a perda de autonomia em ambientes mais frios. Desta forma, a startup desenvolveu uma nova bateria que promete carregar 1 mil km de autonomia em cerca de 8 minutos.

Nova bateria da China será instalada no GAC Aion V LX Plus

YouTube Video

A bateria da empresa, que recebeu o nome de Phoenix, é composta por materiais supercondutores e gerenciamento térmico, tornando possível que a bateria aqueça de -4 graus Fahrenheit a 77F, ou seja, de -22º C a 25º C, em apenas 5 minutos.

Segundo o co-fundador e presidente da Great Bay Technology, Huang Xiangdong, o componente atua normalmente e carrega em menos de seis minutos em todos os climas. A startup se juntou ao esforço mundial de reduzir o tempo de recarga dos carros elétricos, melhorar a autonomia de condução e tornar as baterias mais seguras, um movimento liderado por empresas da China como BYD, CATL, Gotion High Tech e várias outras.

Dia
ATÉ 90% OFF
📱 Capinhas com até 20% OFF na Shopee – use o cupom D4T3PFT até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

A Greater Bay Technology ultraou uma avaliação de US$ 1 bilhão em dois anos após sua fundação. A empresa obteve sucesso inicial com sua célula de bateria de primeira geração, que segundo dados, carrega no mesmo tempo que um carro a gasolina leva para abastecer no posto de combustível.

Sua bateria pode possuir uma autonomia de 200 km em apenas 5 minutos de carga e pode ir de 0 a 80% do estado de carga (SoC) em apenas 8 minutos. A expectativa é que a nova bateria para carros elétricos seja instalada inicialmente no GAC Aion V LX Plus.

Carros elétricos perdem até 35% da autonomia em temperaturas congelantes

O executivo da empresa também mencionou que a startup está negociando com outras montadoras, que estão interessadas em adquirir sua nova bateria, que pode disponibilizar autonomia de até 1 mil km. Um estudo que analisou 7 mil carros mostrou que alguns carros elétricos podem perder até 35% de sua autonomia em temperaturas congelantes.

Entretanto, a perda de autonomia pode variar de acordo com vários modelos. Montadoras como a Tesla utilizam bombas de calor e recursos como o pré-condicionamento da bateria para mitigar o impacto do clima frio sobre o componente e a autonomia.

O mercado está curioso para ver se esta nova tecnologia funciona como o esperam e quais outras montadoras a comprariam. É importante lembrar que o ciclo de testes CLTC da China são mais otimistas do que o da EPA, onde os resultados dos testes parecem estar comparativamente mais próximos da autonomia de condução do mundo real, apesar da capacidade da bateria Phoenix para todas as condições climáticas e o gerenciamento de calor sejam características que certamente valem a pena ser analisados.

Nova bateria que carrega em 5 minutos

A StoreDot enviou há cerca de um ano as primeiras unidades de seu componente que promete reduzir o tempo de recarga de carregamento em carros elétricos para apenas 5 minutos e, recentemente, a empresa anunciou uma nova data para começar a produção em massa do componente. 

Segundo a startup israelense, as baterias para carros elétricos são chamadas de 100in5 e arão a ser produzidas em três continentes diversos, sendo eles a América do Norte, Ásia e Europa, e estarão prontas para abastecer o mercado de carros elétricos de forma global a partir de 2024.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para es.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos