A Ford Ranger Black 2025 chega ao mercado prometendo balançar a categoria das picapes médias. Com preço abaixo de R$ 220.000, ela se destaca por oferecer um design robusto, motor potente e um pacote de equipamentos interessante.
A Ford aposta nessa versão para atrair clientes que buscam uma picape média sem a necessidade do sistema 4×4, mirando na Toyota Hilux e em modelos menores como a Fiat Toro e a Ram Rampage. Mas será que essa estratégia faz sentido? E mais, a falta da tração integral é realmente um problema? Vamos descobrir!
Motor e desempenho: 2.0 Turbo dá conta do recado?
Sob o capô, a Ford Ranger Black 2025 vem equipada com o motor 2.0 Panther turbo diesel, que entrega 170 cavalos de potência e 41,7 kgfm de torque. Combinado ao câmbio automático de seis marchas, esse conjunto permite um desempenho razoável para uma picape desse porte.
Comparando com as rivais, a Fiat Toro Diesel tem a mesma potência, mas um torque menor (35,7 kgfm). Já a Ram Rampage Diesel entrega 200 cavalos e 45,8 kgfm de torque, oferecendo um desempenho mais forte, mas também com um preço significativamente maior.
-
Como pickups Toyota e Ford abastecem a Ucrânia na linha de frente: Caminhonetes fortes e robustas transformadas em máquinas de guerra
-
Se você procura força bruta, resistência, espaço e robustez sem igual, esta é a picape perfeita para você — seu motor é semelhante ao usado em caminhões
-
Toyota Stout: conheça a irmã mais nova da Hilux que quer disputar mercado com a Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick
-
Novo hatch da Volkswagen custa menos de R$ 100 mil, faz até 17,6 km/l e pode ser opção para motoristas de app pelo custo-benefício urbano
Nos testes, a Ranger Black acelerou de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos, um tempo próximo ao da Toro e um pouco inferior ao da Rampage. No consumo, registrou 8,9 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, números aceitáveis para uma picape diesel.
Tração 4×2: Dá para encarar o off-road com essa picape da Ford?
Um dos principais pontos de discussão sobre a Ford Ranger Black 2025 é a ausência da tração 4×4. Para muitos, isso pode ser um impeditivo, mas é importante lembrar que grande parte dos compradores de picapes médias utilizam esses veículos em rodovias e centros urbanos, onde o 4×4 raramente é necessário.
Com um ângulo de entrada de 30º, superior aos 25º da Toro e da Rampage, a Ranger Black consegue enfrentar terrenos mais acidentados com certa tranquilidade. Seu pneu ATR também ajuda a encarar cascalho e terrenos irregulares. No entanto, se o uso for frequente em lama ou trilhas pesadas, o 4×4 fará falta.
Equipamentos, conforto e espaço interno
Por dentro, a Ford Ranger Black 2025 oferece um pacote interessante de equipamentos. O traz uma multimídia de 10 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O acabamento é de boa qualidade, combinando couro com tecidos sintéticos.
O espaço interno é um dos pontos fortes da Ranger. Com entre-eixos de 3,27 metros, ela supera a Rampage (2,99 m) e a Toro (2,99 m), garantindo mais conforto para os ageiros traseiros. O compartimento de carga também impressiona: são 1.250 litros contra 980 litros da Rampage e 937 litros da Toro.
No entanto, para manter o preço mais competitivo, a Ranger Black perdeu alguns itens da versão superior, como a partida por botão e assistentes avançados de condução.
Gostaria de saber onde encontro esse carro nesse valor!! Matéria está desatualizada!!
Tenho uma e me atende perfeitamente; já tive 4×4 mas quase nunca usei, pois minhas viagens são mais no asfalto e em terra com cascalho