1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / França apresenta novo submarino nuclear com autonomia de 270 dias
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

França apresenta novo submarino nuclear com autonomia de 270 dias

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 28/05/2025 às 10:41
submarino nuclear
Foto: Reprodução

Submarino De Grasse é o quarto da classe Barracuda e marca nova fase da modernização naval sa

Em 27 de maio de 2025, a Marinha da França deu um novo o em seu programa de modernização com o lançamento do De Grasse, um submarino de ataque movido a energia nuclear.

O modelo é o quarto da série Barracuda, também conhecida como classe Suffren, e destaca-se por sua capacidade de operar por até 270 dias sem retornar à base.

Marco na construção

O De Grasse foi transferido do galpão de construção para a plataforma flutuante DME, no estaleiro do Naval Group em Cherbourg.

Dia
ATÉ 90% OFF
📱 Capinhas com até 20% OFF na Shopee – use o cupom D4T3PFT até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Esse processo marca a transição da montagem estrutural para a fase de equipamento e integração dos sistemas.

O projeto é parte do programa Barracuda, que tem orçamento de € 10 bilhões e é liderado pela agência sa de compras de defesa (DGA). A meta é substituir os submarinos da antiga classe Rubis por seis novos modelos até 2030.

Capacidade nuclear e tecnologia sa

O Naval Group é responsável por toda a construção e também atua em parceria com a TechnicAtome para o sistema de fornecimento de vapor nuclear. Este sistema, conhecido como NSSS, é parte essencial da propulsão.

O CEO do Naval Group, Pierre Éric Pommellet, afirmou que o lançamento do De Grasse representa um avanço fundamental. “Este sucesso reflete a excelência da indústria naval sa e sua contribuição para a soberania nacional”, declarou.

Ao todo, cerca de 2.500 pessoas participam do programa, entre funcionários e subcontratados, evidenciando o forte investimento nacional em tecnologia de guerra submarina.

Dados técnicos e armamentos

A classe Barracuda representa um avanço tecnológico em relação à geração anterior. Os submarinos deslocam 4.700 toneladas na superfície e 5.200 toneladas quando submersos. Com 99 metros de comprimento e 8,8 metros de largura, o projeto combina discrição, resistência e flexibilidade.

O reator de água pressurizada, similar ao utilizado nos submarinos estratégicos da classe Triomphant e no porta-aviões Charles de Gaulle, garante longas patrulhas. A autonomia pode chegar a 270 dias por ano.

O submarino é equipado com armamentos de alta precisão. Possui mísseis de cruzeiro navais (MdCN), com alcance superior a 1.000 quilômetros, mísseis antinavio SM39 Exocet e torpedos pesados F21.

Operações especiais e próximos os

O De Grasse também está preparado para apoiar operações especiais. Conta com câmara de bloqueio para mergulhadores e pode receber um abrigo de convés seco. Esses recursos permitem o uso de Forças Especiais e sistemas autônomos subaquáticos.

O lançamento do De Grasse segue o comissionamento do Suffren (2020), do Duguay-Trouin (2023) e o lançamento recente do Tourville. Os testes em mar estão previstos para 2026, após testes de sistemas em terra e no porto.

A França segue como um dos poucos países com capacidade de projetar e construir submarinos nucleares. O programa Barracuda, em desenvolvimento há mais de duas décadas, reforça essa posição.

Inscreva-se
Entre com
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
s
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x