1. Início
  2. / Construção
  3. / GE Renewable Energy fecha contrato com a SPIC Brasil para liderar projeto de modernização de unidades geradoras e serviços auxiliares da usina hidrelétrica de São Simão
Tempo de leitura 3 min de leitura

GE Renewable Energy fecha contrato com a SPIC Brasil para liderar projeto de modernização de unidades geradoras e serviços auxiliares da usina hidrelétrica de São Simão

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/03/2022 às 12:26
GE Renewable Energy - GE - SPIC BRasil - usina hidrelétrica - São Simão
Acordo com a SPIC Brasil contempla melhorias nas seis turbinas da usina e seus respectivos sistemas auxiliares por nove anos – Imagem: Divulgação

A GE Renewable Energy fechou um contrato de nove anos com a SPIC Brasil para o fornecimento de equipamentos, geradores e outros sistemas para modernizar a usina hidrelétrica de São Simão, situada em Goiás  

A divisão Hydro da GE Renewable Energy fechou um contrato com SPIC Brasil para se tornar a líder de um projeto de modernização de serviços auxiliares e unidades geradoras da usina hidrelétrica São Simão. Localizada na divisa de Goiás com Minas Gerais, nos municípios de São Simão e Santa Vitória, a usina conta com seis unidades geradoras que são capazes de produzir até 1.710 MW, o que é suficiente para abastecer 6 milhões de casas.

Contrato entre GE e SPIC Brasil prevê o fornecimento de equipamentos para turbinas da usina hidrelétrica  

Além de toda a engenharia do projeto, como integração, comissionamento e montagem das seis unidades geradoras, o contrato entre as empresas também projeta o fornecimento de geradores e sistemas auxiliares e também equipamentos para as turbinas da usina hidrelétrica. O projeto será apoiado pela Power China, que compõe o consórcio para a execução do projeto, onde a GE Renewable Energy é líder. A empresa será responsável pelo fornecimento dos sistemas BOP mecânicos, elétricos, hidromecânicos e SDSC.  

De acordo com o presidente e CEO da divisão de Hydro da GE Renewable Energy, Cláudio Trejger, a modernização da usina hidrelétrica, que é uma das principais fontes de energia renovável no Brasil há várias décadas, é muito importante para impulsionar a transição energética.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Com mais esse projeto ao lado da SPIC Brasil, a empresa mostra seu compromisso com a geração de energia renovável confiável e ível para milhões de pessoas. Trejger afirma que seus times atuam para que as operações da usina hidrelétrica sejam otimizadas, além de melhorar a sua disponibilidade para que os seus clientes possam aproveitar o máximo de seus ativos e dos recursos disponíveis para suprir a demanda por energia no Brasil.

SPIC Brasil se pronuncia sobre a parceria com a GE 

Para a CEO da SPIC Brasil, Adriana Waltrick, a modernização prepara a usina hidrelétrica São Simão para o futuro, reforçando a confiabilidade e a eficiência do seu principal ativo de geração de energia renovável no Brasil, que utilizará a mais moderna tecnologia.

A usina hidrelétrica está em um local importante e estratégico de fluxo eletroenergético, sendo uma fonte essencial para o Sistema Nacional de Geração de Energia. A execução do projeto está projetada para durar nove anos contemplando todo ciclo de engenharia, integração, desenvolvimento, fornecimento, montagem e comissionamento.

As etapas de fabricação e compra de componente de equipamentos acontecerão na unidade da GE Renewable Energy em Taubaté e, além de fornecedores e parceiros, gera oportunidades para outras empresas que atuam na indústria, gerando um impacto positivo para a cadeia produtiva do setor no país e fora dele.

Conheça as empresas envolvidas no projeto de modernização da hidrelétrica de São Simão 

Há mais de um século, a GE Renewable Energy disponibiliza soluções inovadoras para contribuir com a vitória de desafios do Brasil em termos de infraestrutura, e também para melhorar a vida dos brasileiros, cuidando da saúde, levando energia às empresas, cidades, e também gerando segurança nas viagens ao produzir motores de avião.  

Já a SPIC Brasil é subsidiária da State Power Investment Corporation of China, empresa com foco na geração de energia e em projetos equivalentes. No país, isso se traduz na união entre a potência financeira e a expertise de um grande grupo chinês com experiência de 20 anos em energia renovável. Atualmente, a empresa opera a usina hidrelétrica São Simão e 2 fornos elétricos na Paraíba, gerando empregos para mais de 200 pessoas alocadas em São Paulo (SP), São Simão (GO), Mataraca (PB) e Natal (RN).

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para es.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos