Montadora destaca avanços em tecnologias limpas como o biometano durante o G20 em Foz do Iguaçu
Durante o G20 em Foz do Iguaçu, a Toyota revelou seus mais recentes desenvolvimentos em tecnologias limpas com o lançamento de dois protótipos inovadores que prometem reduzir significativamente as emissões de poluentes. A montadora japonesa apresentou o Novo Prius Plug-In Hybrid Flex e uma versão da Hilux movida a biometano, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a transição para uma mobilidade mais limpa e eficiente, de axordo com o site Notícias Automotivas.
Esses novos modelos estão alinhados com os esforços globais de descarbonização, oferecendo alternativas que combinam biocombustíveis e eletrificação, fatores chave para a redução de impactos ambientais causados pelo setor automotivo.
Prius Plug-In Hybrid Flex: a evolução da eletrificação
O grande destaque foi o Novo Prius Plug-In Hybrid Flex, um híbrido plug-in que representa a nova geração do liftback japonês. Com tecnologia avançada, o veículo não apenas utiliza etanol, combustível amplamente utilizado no Brasil, como também pode ser carregado externamente, graças à sua bateria de íons de lítio. Esse sistema híbrido flex permite ao veículo utilizar tanto eletricidade quanto biocombustíveis, maximizando a eficiência energética e reduzindo as emissões de carbono.
-
O primeiro carro elétrico da Xiaomi foi um sucesso irável — até agora. Clientes relatam falhas técnicas e abrem processos
-
Boris Feldman mostra o jeito correto de fechar o capô do veículo
-
Esses são os 5 carros bons e baratos que mecânicos odeiam pela confiabilidade e durabilidade
-
Furgão Fiat Scudo acaba de ganhar novidade: Novo motor 2.2 turbodiesel de 150 cv com consumo de 13,7 km/l na cidade
Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, ressaltou a importância da inovação contínua na busca por soluções de mobilidade mais sustentáveis:
“A trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos precursores no lançamento dos híbridos e híbridos flex, em total alinhamento com os desafios da descarbonização”, afirmou Chang.
Ele destacou ainda que, ao utilizar a experiência brasileira com biocombustíveis, a Toyota está em posição de contribuir significativamente para a transição energética, oferecendo tecnologias que podem ter impactos positivos tanto no meio ambiente quanto na sociedade.
Hilux movida a biometano: energia limpa e renovável
Outro destaque do evento foi a Hilux movida a biometano, uma inovação que traz o uso de um combustível renovável e menos poluente. O biometano é produzido a partir do biogás, que pode ser gerado a partir de diversas fontes de resíduos orgânicos, como a cana-de-açúcar, um recurso amplamente disponível no Brasil. Com esse sistema, a Hilux se torna uma alternativa promissora para o setor rural, especialmente em regiões que produzem biogás em biodigestores ou em grandes usinas.
O biometano oferece uma solução sustentável para a produção de combustível no país, complementando o ciclo produtivo do etanol e fornecendo uma matriz energética mais eficiente e ecológica. Com essa tecnologia, a Toyota espera fortalecer a utilização de combustíveis renováveis e promover uma indústria mais limpa e competitiva.