1. Início
  2. / Economia
  3. / Governo de Minas Gerais, juntamente com a Fiemg, anuncia o lançamento de um programa que visa estimular e estruturar a produção do hidrogênio no Estado
Localização MG Tempo de leitura 3 min de leitura

Governo de Minas Gerais, juntamente com a Fiemg, anuncia o lançamento de um programa que visa estimular e estruturar a produção do hidrogênio no Estado

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/08/2021 às 12:42
Governo - Minas Gerais - hidrogênio - hidrogênio verde - FIEMG -
Futuro da energia do hidrogênio. Posto de gasolina de hidrogênio com caminhão, jato e cidade ao fundo. Renderização 3D. – créditos: aebrasil.org.

O Governo de Minas Gerais, com o apoio da Fiemg, desenvolveu o programa Minas Hidrogênio, que visa incentivar a produção de hidrogênio verde no estado

Nesta quinta-feira (12) foi lançado o Programa Minas do Hidrogênio, que tem como objetivo fomentar e estruturar a produção de hidrogênio verde em Minas Gerais. Com a fonte de energia limpa, a expectativa é que sejam reduzidos os custos e aumentada a segurança e eficiência energética, tendo em vista que o hidrogênio poderá ser armazenado e utilizado em períodos de alta demanda. O programa é uma iniciativa do Governo do estado ao lado da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Leia outras noticias relacionadas

Presidente da Fiemg se pronuncia

O hidrogênio verde pode ser obtido por meio da eletrólise da biomassa, biocombustíveis ou da água, recursos facilmente encontrados em Minas Gerais. Sendo assim, o programa do Governo do estado visa incentivar toda a cadeia produtiva, desde a produção de equipamentos, até mesmo a criação de novas tecnologias.

De acordo com Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, a produção e uso do hidrogênio verde em Minas Gerais, poderá impulsionar a indústria de forma incrível, pois além de ser uma fonte de energia limpa, o hidrogênio verde pode ser armazenado, trazendo uma garantia de abastecimento e também pode ser transportado, sendo levado a locais onde a energia tradicional não consegue atender as necessidades.

Dia
ATÉ 90% OFF
📱 Capinhas com até 20% OFF na Shopee – use o cupom D4T3PFT até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Hidrogênio verde expandirá a oferta de energia em Minas Gerais

Roscoe afirma que o custo e a disponibilidade da energia para a indústria são dois fatores que definem a competitividade dos países e estados. O governo federal vem investindo em alternativas para reduzir os custos da energia brasileira, que já foi um fator decisivo da competitividade industrial e, atualmente, é um impedimento de investimentos em alguns casos.

Para o presidente da Fiemg, a produção da fonte de energia limpa no estado será uma solução para ampliar a oferta de energia e também para reduzir os custos. Segundo o Roscoe, além do governo do estado, também será necessário a ajuda do Ministério de Minas e Energia para que o programa, que necessita de um marco regulatório, sistemas de armazenamento, estruturação da cadeia de produção e de transporte, avance.

Ministro de MME ressalta a importância da fonte renovável para o mercado brasileiro

De acordo com Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, o uso de hidrogênio verde como fonte energética limpa é uma iniciativa essencial que poderá contribuir com a diversificação da matriz energética e atender as necessidades em períodos de pico de forma mais eficaz que outras energias, como a eólica e solar, que não atendem totalmente a demanda.

De acordo com Paulo Brant, vice-governador, o programa criado pelo Governo é bem visto pelo estado e a questão energética é essencial não só do ponto de vista do alto custo, que pesa nos bolsos, mas também do ponto de vista sustentável.

A redução na emissão de carbono é uma meta mundial e a rota tecnológica do hidrogênio é uma das mais promissoras. Para o desenvolvimento do plano, serão envolvidos a Cemig, o BDMG, Indi e muitos outros órgãos que assim como o governo e a Fiemg estão com boa vontade para fomentar o setor.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para es.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos