Módulos solares Horizon com tecnologia HPBC chegam ao Brasil através da parceria entre a LONGi e o Grupo Descarbonize, levando inovação, segurança e alta eficiência ao setor fotovoltaico residencial.
O Grupo Descarbonize Soluções oficializou uma nova parceria estratégica com a gigante global LONGi, com o objetivo de distribuir em todo o Brasil os módulos solares da linha Horizon, equipados com a avançada tecnologia HPBC (Hybrid ivated Back ).
Os equipamentos trazem ganhos significativos em eficiência, segurança e durabilidade, representando um salto tecnológico para o setor fotovoltaico nacional.
O que é a tecnologia HPBC e por que ela é revolucionária
Os módulos Horizon se diferenciam por utilizar a tecnologia HPBC, que elimina os contatos frontais nas células solares – uma inovação que permite maior absorção de luz e melhora a conversão de energia.
-
Em apenas três meses, a China instalou em seus telhados mais energia solar que países da Europa em anos
-
O paradoxo da energia solar: Barata demais para o bem da rede elétrica?
-
Plataforma offshore alimentada por painéis solares reduz emissões em 90% e opera sem combustíveis fósseis
-
Novo projeto de lei planeja eliminar incentivos à energia limpa e colocar 300 mil empregos em risco, principalmente no setor de energia solar dos EUA
Com eficiência superior a 23,3%, esses módulos são projetados para manter alto desempenho mesmo em locais com menor incidência solar ou com ângulos de instalação menos favoráveis.
Outro destaque é a capacidade dos módulos HPBC de operar com menor perda de eficiência, mesmo quando parcialmente sombreados.
Além disso, o design que evita bloqueios de ribbons contribui para um ganho adicional de até 2,27% na produção de energia em comparação com tecnologias tradicionais.
Mais segurança e confiabilidade para os consumidores
Além do ganho em eficiência, a nova linha distribuída pelo Grupo Descarbonize se sobressai por sua robustez e segurança operacional.
Os módulos Horizon apresentam menor risco de microfissuras, hotspots e falhas por arco elétrico – fatores críticos que afetam a durabilidade e o funcionamento seguro dos sistemas fotovoltaicos.
Esses equipamentos também aram com excelência por testes internacionais rigorosos, como PID, DML, TC e UV.
Instituições renomadas como a CEA (EUA) e GSolar (China) já atestaram a confiabilidade dos módulos em simulações de geração real de energia.
Design leve, adaptabilidade e reconhecimento internacional
Os módulos Horizon pesam entre 24,6 kg e 28,5 kg, garantindo resistência e fácil adaptação a diferentes tipos de telhado – um fator decisivo no mercado residencial.
Fabricados em unidades reconhecidas mundialmente, como a planta de Jiaxing, na China, eles possuem certificações ISO e IEC. A unidade produtiva, inclusive, recebeu o selo Lighthouse Factory em 2023, reconhecimento dado a fábricas que operam com excelência em digitalização e eficiência.
Declarações reforçam a importância da parceria estratégica
Para Nuno Verças, CEO do Grupo Descarbonize Soluções, a parceria com a LONGi representa um o essencial rumo à modernização do setor fotovoltaico brasileiro:
“Nossa parceria com esse player do mercado fotovoltaico vai além do fato de ser uma empresa classificada como AAA no setor. O que realmente nos motivou foi a constatação de que eles estão na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, oferecendo equipamentos com menor índice de deterioração – o que significa maior durabilidade e geração de energia ao longo do tempo”, afirmou. “Seus produtos apresentam características avançadas de performance, como a capacidade de continuar gerando energia mesmo quando parte das células está coberta. A combinação entre inovação tecnológica e excelência de mercado foi decisiva para firmarmos essa parceria.”
Já Jin Yong, gerente geral do Escritório de Representação da SA, reforça o papel estratégico do Brasil para a LONGi:
“O Grupo Descarbonize é nosso parceiro de longo prazo no Brasil, e estamos muito honrados e otimistas com essa cooperação.”
Segundo ele, a atuação da empresa no país será mais ativa em 2025:
“Enfrentaremos o mercado de forma mais proativa, atendendo as demandas com mais confiabilidade e oferecendo a cada cliente soluções integradas e personalizadas. Trabalhamos uma cooperação sincera e saudável, que trará um impacto positivo para o setor fotovoltaico. Nosso foco é impulsionar o mercado a optar por um modelo de investimento mais estável, uma solução mais segura e uma tecnologia mais avançada. Este é o propósito e a importância da nossa cooperação.”
A parceria entre Grupo Descarbonize e LONGi fortalece o cenário da energia solar no Brasil ao oferecer ao mercado residencial soluções de ponta, com alta durabilidade, eficiência energética e segurança.
Os módulos HPBC da linha Horizon chegam para atender uma demanda crescente por fontes renováveis mais confiáveis e íveis.