Inscrições prorrogadas para formação gratuita do IFSC em educação inclusiva a distância. Oportunidade para educadores da rede pública ampliarem saberes e se especializarem com certificado reconhecido, encontros presenciais e foco em práticas pedagógicas íveis e transformadoras.
Se você atua na educação pública e busca se especializar em práticas inclusivas, a oportunidade de se inscrever no curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva e Estudos da Deficiência na Educação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) acaba de ser prorrogada.
As inscrições, que inicialmente se encerrariam em abril, agora podem ser feitas até o dia 9 de maio de 2025, proporcionando mais tempo para os profissionais da educação se inscreverem e aproveitarem essa chance de aprimorar suas competências em um curso 100% gratuito e a distância.
O IFSC – Câmpus Palhoça Bilíngue oferece 180 vagas para educadores das redes pública municipal, estadual e federal, em uma formação que visa fortalecer o ensino inclusivo, garantindo a qualidade da educação para todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiência.
-
Torne-se um expert em programação e ainda ganhe por isso! Ministério da Ciência e Tecnologia abre 10 mil vagas e Bolsa de até R$600 por mês para estudar!
-
SENAI convoca para curso 100% gratuito de programação com certificado
-
Fiocruz convoca interessados em curso 100% online e gratuito! Chance na Fundação Oswaldo Cruz é para curso na área da saúde
-
Que tal fazer um curso gratuito e 100% online na USP? Universidade abre 52 cursos gratuitos
Este curso tem como objetivo promover um ensino mais ível e de qualidade, contribuindo para a transformação do ambiente escolar.
O que é o curso de Formação Continuada?
O curso de Educação Inclusiva e Estudos da Deficiência na Educação é uma excelente oportunidade para quem deseja se aprofundar em práticas pedagógicas inclusivas.
Com 180 horas de carga horária, ele oferece uma formação completa em teoria e prática, voltada para educadores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e apoio educacional a estudantes com deficiência.
A modalidade do curso é Educação a Distância (EaD), o que permite que os participantes em o conteúdo de qualquer lugar. Além disso, o curso conta com encontros presenciais quinzenais nos polos do IFSC em Palhoça e Tubarão, facilitando o contato direto entre alunos e professores.
O início das aulas está previsto para o dia 27 de maio de 2025, e o término ocorrerá em 23 de dezembro de 2025.
Quem pode se inscrever no curso?
As inscrições são direcionadas a profissionais da educação pública, especificamente para:
- Professores da educação básica da rede pública municipal, estadual ou federal;
- Profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE);
- Profissionais de apoio educacional que atuam com estudantes com deficiência.
Além disso, o curso também visa qualificar os educadores que trabalham com estudantes que necessitam de apoio adicional, como aqueles com deficiência intelectual, física ou sensorial.
A importância da formação inclusiva
O curso oferecido pelo IFSC é uma chance para que os educadores aprimorem seus conhecimentos e habilidades em práticas inclusivas, que respeitem a diversidade dos estudantes e garantam a ibilidade no ensino.
O conteúdo abrange desde os conceitos teóricos da educação inclusiva até estratégias práticas para aplicá-los no dia a dia escolar.
A formação é um o importante para a valorização da educação pública e para a construção de um ambiente escolar mais justo, inclusivo e transformador.
A promoção de uma educação que respeita as diferenças, conforme os direitos dos estudantes com deficiência, é fundamental para uma sociedade mais igualitária.
Mais detalhes sobre o curso
O curso oferece 180 horas de formação, com a seguinte estrutura:
- Modalidade: Educação a Distância (EaD), com encontros presenciais quinzenais;
- Local dos encontros presenciais: IFSC Câmpus Palhoça e IFSC Câmpus Tubarão;
- Início: 27 de maio de 2025;
- Término: 23 de dezembro de 2025;
- Custo: 100% gratuito.
Ao final da formação, os participantes estarão mais capacitados para atuar de maneira eficaz e responsável, contribuindo para a construção de uma educação que valorize e respeite as necessidades de todos os estudantes, independentemente das suas deficiências.
Como o IFSC seleciona os inscritos?
O processo seletivo será realizado com base na ordem de inscrição. Portanto, quem se inscrever primeiro terá mais chances de garantir uma vaga.
Para aumentar suas chances, é importante que o candidato comprove atuação profissional em 2025. Além disso, o IFSC realizará a análise da documentação enviada, publicando no seu site a lista dos aprovados, classificados em lista de espera e desclassificados, conforme o cronograma do edital.
Vale destacar que essa é uma excelente oportunidade para professores e profissionais de apoio educacional se aprofundarem em temas cruciais para a educação inclusiva e ainda fortalecerem sua carreira dentro do ensino público.
Como garantir sua vaga no curso gratuito?
Para se inscrever no curso, os interessados devem enviar sua documentação até 9 de maio de 2025, conforme as exigências do Edital nº 06/2025.
A seleção será realizada por ordem de inscrição, com prioridade para os docentes que comprovarem atuação em 2025. Os documentos necessários para a inscrição são:
- Documento de identidade;
- Comprovante de vínculo com AEE ou apoio educacional em 2025;
- Comprovante de escolaridade;
- Outros documentos especificados no edital.
Links oficiais: polo Tubarão e polo Palhoça