1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Lula quer nova concorrente para Starlink no Brasil e vai no Canadá buscar gigante das comunicações para competir mercado com empresa de Musk
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Lula quer nova concorrente para Starlink no Brasil e vai no Canadá buscar gigante das comunicações para competir mercado com empresa de Musk

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/03/2025 às 14:45
starlink, governo, satélite
Foto: Reprodução otebookcheck.info

Governo quer ampliar oferta de internet via satélite e negociar com empresa canadense para serviços a partir de 2027

O Governo Federal está em busca de um novo fornecedor de internet via satélite para operar no Brasil, como alternativa à Starlink, do bilionário Elon Musk. Para isso, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, embarcou nesta terça-feira (18) para o Canadá, onde irá acompanhar de perto os avanços da constelação de satélites da canadense Telesat, uma das principais concorrentes da Starlink, de acordo com o site Estadão.

A estratégia do governo brasileiro para diversificar os serviços de conectividade via satélite já começou em 2024. No início deste ano, o Brasil firmou acordos com a empresa chinesa SpaceSail, após uma série de reuniões organizadas por Juscelino Filho com representantes da SpaceSail, de Xangai, e da GalaxySpace, de Pequim. Ambos oferecem tecnologia de satélites de órbita baixa, garantindo alta velocidade de internet — exatamente o mesmo tipo de serviço popularizado pela Starlink.

YouTube Video

A Telesat, empresa com mais de 50 anos de atuação no setor de telecomunicações, é uma nova aposta do governo brasileiro. Especializada até então em satélites geoestacionários, a Telesat está avançando nos testes de sua constelação de satélites de baixa órbita, batizada de Telesat Lightspeed . O projeto prevê o lançamento de 198 satélites a uma altitude de 1.300 km, com investimento de US$ 3,8 bilhões e promessa de alta velocidade e estabilidade de sinal.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Durante uma visita oficial ao Canadá, Juscelino Filho se encontrou pessoalmente com o CEO da Telesat, Daniel Goldberg, para discutir a possível implementação dos serviços da empresa no Brasil a partir de 2027. A proposta inclui levar conectividade para escolas, unidades de saúde e outras áreas estratégicas.

Crise entre Canadá e EUA favorece negociações

O cenário internacional também favorece a aproximação entre Brasil e Canadá. Recentemente, o governo canadense anunciou o cancelamento de um contrato de US$ 100 milhões com a Starlink, após pedidos comerciais com os Estados Unidos, incluindo aumento de tarifas e medidas protecionistas. Esse rompimento abriu espaço para o fortalecimento de outras operadoras, como a própria Telesat.

Com essa transação, o Brasil sinaliza claramente sua intenção de diversificar fornecedores e reduzir a dependência de uma única operadora para oferecer internet de qualidade, principalmente em áreas remotas do país.

Inscreva-se
Entre com
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
s
Visualizar todos comentários

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x