1. Início
  2. / Indústria
  3. / Mineradora Horizonte Minerals tem maior investimento em níquel no país, com o Projeto Araguaia, e avança para novos negócios no Pará
Localização PA Tempo de leitura 3 min de leitura

Mineradora Horizonte Minerals tem maior investimento em níquel no país, com o Projeto Araguaia, e avança para novos negócios no Pará

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 12/07/2022 às 17:07
Em um cenário de expansão da mineração no país, a mineradora Horizonte Minerals se consagra como a maior empresa em relação à investimento no ramo de níquel com o Projeto Araguaia e avança em novo empreendimento no estado do Pará.
Foto: Divulgação / Horizonte Minerals

Em um cenário de expansão da mineração no país, a mineradora Horizonte Minerals se consagra como a maior empresa em relação à investimento no ramo de níquel com o Projeto Araguaia e avança em novo empreendimento no estado do Pará.

Para essa terça-feira, (12/07), as projeções de crescimento da Horizonte Minerals no ramo de mineração de níquel no Brasil são bastante otimistas. Isso, pois a mineradora possui o maior investimento nesse segmento, com o Projeto Araguaia, em Conceição do Araguaia, que conta com recursos já captados da ordem de US$ 633 milhões, e pretende instalar um novo empreendimento no estado do Pará, o Projeto Vermelho, para os próximos anos.

Projeto Araguaia é o maior investimento na mineração de níquel do país e a mineradora Horizonte Araguaia pretende expandir presença no setor 

Com sede na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, a mineradora Horizonte Minerals possui o maior empreendimento de níquel no Brasil em relação ao investimento aplicado. Trata-se do Projeto Araguaia, que já possui investimentos de US$ 633 milhões e está localizado no estado do Pará. O projeto é o que se encontra em estado mais avançado na empresa e já está 100% licenciado, com as obras previstas para serem iniciadas ainda neste ano. 

Dessa forma, a finalização das obras do projeto está prevista para o ano de 2024, para que a mineradora Horizonte Minerals possa ar por 12 meses no processo de ramp up, ou seja, expansão da produção, e chegue então à capacidade máxima no ano de 2025. Além disso, a expectativa da mineradora é que a produção fique em torno de 14.500 toneladas de níquel por ano na primeira etapa, com potencial de expansão para duplicar o montante, com foco principal no crescimento do mercado de aço inoxidável. 

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

E, para garantir ainda mais eficiência e segurança nos processos de exploração de níquel no Projeto Araguaia, a Horizonte Minerals pretende realizar um forte investimento em uma tecnologia de processamento de baixo risco, denominada calcinador rotativo e forno elétrico (RKEF). E, com o início da produção de níquel no Projeto Araguaia, a mineradora espera crescer de forma significativa no ramo da mineração internacional e tem atualmente  projeções de produção escalável de aproximadamente 50 mil toneladas do mineral por ano.

Mineradora pretende expandir presença no mercado da mineração no Brasil e avança com o Projeto Vermelho para o estado do Pará

Além do grande destaque da Horizonte Minerals para a exploração de níquel no Brasil, o Projeto Araguaia, a empresa ainda estuda a instalação de um novo empreendimento no Pará, o Projeto Vermelho, que está atualmente em fase de investimento nos estudos de viabilização.

Assim, a previsão é que haja a extração de  141,3 milhões de toneladas da reserva mineral para produzir 924 mil toneladas de níquel contido em sulfato de níquel, além de 36 mil toneladas de cobalto contido e um total de 4,48 milhões de toneladas de subproduto vendável.

Já para a capacidade total de produção dos minérios, a mineradora prevê que o Projeto Vermelho produza 25 mil toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto por ano. E o principal foco da empresa com essa produção será o mercado de baterias, uma vez que as matérias-prima estão sendo fortemente utilizadas no ramo da descarbonização dos veículos no setor de transportes internacional. 

Apesar de ter seu foco principal no Pará atualmente, a sede da empresa continua sendo em Minas Gerais e o diretor de Finanças da Horizonte Minerals, Tiago Miranda, explicou a escolha pelo local: “As principais mineradoras, com raríssimas exceções, estão em Belo Horizonte. O desenvolvimento da mineração e de toda sua cadeia produtiva iniciou-se por Minas Gerais e aqui estão as empresas de engenharia e tantos outros prestadores de serviços do setor”.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para es.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos