1. Início
  2. / Indústria Naval
  3. / Navio colossal atraca no Porto de Santos com tecnologia inédita de propulsão eólica. Conheça o MV Atlantic Orchard
Localização SP Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 4 comentários

Navio colossal atraca no Porto de Santos com tecnologia inédita de propulsão eólica. Conheça o MV Atlantic Orchard

Publicado em 14/05/2025 às 18:22
O navio à vela MV Atlantic Orchard chega ao Porto de Santos para carregamento, destacando-se como o primeiro navio-tanque de suco a operar com propulsão eólica, reduzindo emissões e consumo de combustível.
O navio à vela MV Atlantic Orchard chega ao Porto de Santos para carregamento, destacando-se como o primeiro navio-tanque de suco a operar com propulsão eólica, reduzindo emissões e consumo de combustível. Fonte: Jornal da Orla.

O navio à vela MV Atlantic Orchard chega ao Porto de Santos para carregamento, destacando-se como o primeiro navio-tanque de suco a operar com propulsão eólica, reduzindo emissões e consumo de combustível.

Nesta semana, o navio à vela MV Atlantic Orchard, afretado pela Louis Dreyfus Company, atracou no terminal da empresa no Porto de Santos para realizar o carregamento de suco. O que chama atenção não é apenas sua carga, mas sua tecnologia inovadora: trata-se do primeiro navio à vela para transporte de suco do mundo a operar com propulsão eólica.

Navio à vela MV Atlantic Orchard possui tecnologia sustentável

Construído em 2014 e registrado sob a bandeira da Libéria, o MV Atlantic Orchard foi equipado, no ano ado, com quatro velas rígidas de 26 metros de altura.

Essa tecnologia utiliza o vento como força auxiliar de propulsão, reduzindo consideravelmente o consumo de combustível fóssil.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

De acordo com a Louis Dreyfus, a aplicação das velas pode proporcionar uma diminuição de até 10% nas emissões de CO₂ e no consumo anual de combustível, dependendo da rota.

Isso representa um avanço significativo rumo à descarbonização do transporte marítimo, especialmente no segmento de cargas líquidas como sucos de frutas.

“Testar essa tecnologia a bordo do MV Atlantic Orchard representa um o importante em nossa jornada de descarbonização – tanto para operações de suco quanto de frete marítimo – à medida que nos esforçamos para contribuir para uma economia de baixo carbono, avançamos nas metas globais de transição energética”, declarou a empresa nas redes sociais.

Porto de Santos como protagonista da transição verde

A Autoridade Portuária de Santos celebrou a chegada do navio como um marco para a sustentabilidade logística no Brasil. O Porto de Santos reafirma seu compromisso com o futuro do transporte marítimo.

“Para o Porto de Santos, a chegada do navio com tecnologia eólica representa um avanço estratégico em sua trajetória de liderança na cadeia logística sustentável. O objetivo é estar na vanguarda do transporte marítimo descarbonizado, apoiando iniciativas globais de redução de emissões e promovendo uma economia mais verde”, destacou em nota oficial.

Nos próximos dias, o MV Atlantic Orchard seguirá viagem com destino aos Estados Unidos, levando não apenas suco, mas também um exemplo de inovação ambiental que pode transformar o setor naval.

Com essa iniciativa, o Porto de Santos fortalece seu papel como hub logístico, e o MV Atlantic Orchard inaugura uma nova era para os navios à vela modernos, provando que inovação e responsabilidade ambiental podem navegar lado a lado.

Fonte

Inscreva-se
Entre com
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
s
Visualizar todos comentários
João
João
14/05/2025 23:17

Sem dúvida, um marco importante no setor naval e um evento significativo para o porto de Santos!

Paulo
Paulo
15/05/2025 08:14

Puro marketing e demagogia!
10% de economia na emissão de CO2…. Só rindo!

Cris
Cris
Em resposta a  Paulo
16/05/2025 13:08

Uma viagem dessa gasta em torno de 400mil dólares de combustível.

Uma economia de 10% são 40 mil dolares por viagem.

Se você contar 20 viagens por ano. Deve dar payback de 4 a no maximo 6 anos.

Nenhuma empresa gasta dinheiro pra ficar bonito na matéria do Jornal.

Mia
Mia
16/05/2025 00:35

Onde que vamos parar com tanto avanço tecnológico? Nossos melhores engenheiros e cientistas nos brindaram com essa excelente nova invenção: um modeno barco a vela!

Andriely Medeiros de Araújo

Sou graduanda e atuo como redatora no Click Petróleo e Gás, onde escrevo sobre vagas, concursos, cursos, indústria e temas relacionados. Com cerca de dois anos de experiência na área, já publiquei mais de 3.500 artigos em diversos sites e, diariamente, me dedico a produzir conteúdos informativos e verídicos. Tenho uma grande paixão pela escrita, leitura e cinema.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x