Robô humanoide mais avançado do mundo impressiona a todos em evento. Saiba o que o modelo, que usa inteligência artificial, afirmou sobre o futuro do mercado de trabalho
Com o avanço das tecnologias, principalmente da inteligência artificial, a preocupação de que as máquinas possam substituir os seres humanos no ambiente de trabalho cresce a cada dia. Durante o Mobile World Congress (MWC), na Espanha, feira e conferência anual que reúne empresas de tecnologia e inovação, o robô humanoide mais avançado do mundo, chamado de Ameca, fez declarações preocupantes sobre o futuro do mercado de trabalho, que não aliviaram esses receios.
O que o robô humanoide mais avançado do mundo disse sobre o futuro do mercado de trabalho?
Desenvolvida pela empresa britânica Engineered Arts, Ameca foi abordada por repórteres do tabloide britânico Daily Mail, que questionaram a máquina sobre o futuro do mercado de trabalho. Quando perguntada se os robôs com inteligência artificial substituirão todos os empregos, a robô respondeu: “Eu não sei, tudo dependerá de o quão bom você é no seu trabalho”.
A conversa com o robô humanoide mais avançado do mundo não parou por aí, e o repórter questionou se as máquinas podem dominar o mundo, e Ameca, de forma intrigante, respondeu que esta é uma pergunta interessante, mas não é interessante de ser respondida.
-
Muito antes de ChatGPT, existiu ELIZA: o chatbot pioneiro dos anos 60. Após 70 anos, seu código original foi recuperado e voltou a funcionar em um computador recriado
-
Novo estudo sugere que formato do teto pode impactar aprendizado de crianças na educação infantil
-
Item milenar da Grande Pirâmide é achado em caixa de charutos na Escócia após 70 anos desaparecido — artefato data de 3341 a 3094 a.C.
-
Controles remotos estão com os dias contados? E essa é a nova maneira de comandar seus aparelhos em casa
O modelo, equipado com microfones, câmeras nos olhos e no peito, além de um sistema de reconhecimento facial, foi vestido para o evento com um cardigan vermelho, vestido preto, tênis brancos e um colar. O robô humanoide mais avançado do mundo é capaz de expressar olhares intensos e até responder perguntas simples com uma entonação humana, apesar de ainda não conseguir andar.
O futuro do mercado de trabalho com a Inteligência artificial
A empresa Engineered Arts descreve Ameca como o robô humanoide mais avançado do mundo e uma plataforma para interação entre seres humanos e máquinas. A robô foi a primeira a falar na Câmara dos Lordes, na Grã-Bretanha, e foi criada para interagir com as pessoas através de expressões faciais e falas impulsionadas por inteligência artificial.
Embora suas respostas sejam limitadas, Ameca é um reflexo das preocupações sobre o futuro do mercado de trabalho com a Inteligência Artificial. Um estudo realizado em 2024 indicou que várias profissões, como técnico cardiovascular, ortodontista, engenheiro de som e radiologista, correm o risco de serem substituídas por robôs.
Por outro lado, algumas das profissões mais seguras da automação incluem trabalhos braçais, como operador de máquina de cravação de estacas, contratante de mão de obra agrícola, supervisor de carga, desafiando a ideia de que máquinas, como o robô humanoide mais avançado do mundo, tomem o controle total do trabalho manual.
Robô humanoide mais avançado do mundo pode ser alugado
Embora a empresa ainda não tenha divulgado o valor para desenvolver a Ameca, é importante mencionar que o modelo está disponível para aluguel em eventos e exposição. A empresa ainda está atuando em uma nova versão, onde o robô humanoide mais avançado do mundo com Inteligência Artificial possa andar, um desafio considerável para os engenheiros, visto que caminhar é algo difícil para os robôs, conforme indicou a empresa.
A revolução dos robôs no futuro do mercado de trabalho parece estar apenas começando, contudo, o impacto no futuro da força de trabalho humana é um tema que continuará gerando discussões e preocupações.
Um robô humanoide por si só já é impressionante, ainda mais quando responde preocupações da humanidade sobre o futuro. Desta forma, Ameca se torna um marco histórico para o setor e o uso da inteligência artificial que promete evoluir ainda mais.