1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras aguarda licença para iniciar exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial, no estado do Amapá
Localização AP Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras aguarda licença para iniciar exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial, no estado do Amapá

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 03/02/2023 às 19:54
A Petrobras demonstrou interesse em fazer uma exploração de petróleo e gás no estado do Amapá, na Margem Equatorial, e aguarda licença que comprove que o processo é seguro e benéfico. Expectativa é que a liberação aconteça ainda na primeira semana de fevereiro.
Fonte: MS Post

A Petrobras demonstrou interesse em fazer uma exploração de petróleo e gás no estado do Amapá, na Margem Equatorial, e aguarda licença que comprove que o processo é seguro e benéfico. Expectativa é que a liberação aconteça ainda na primeira semana de fevereiro.

Como forma de expandir para novos ambientes, a Petrobras solicitou o à Margem Equatorial, no estado do Amapá, para iniciar a exploração de petróleo e gás na região. Até agora, a empresa segue esperando apenas uma licença que ateste que o processo é seguro para todos os participantes envolvidos. De acordo com os membros da equipe, o parecer favorável deve ser liberado quanto antes, com altas probabilidades de ser ainda na primeira semana de fevereiro.

Foz do Amazonas: Petrobras quer iniciar exploração de petróleo na região do litoral do Amapá

YouTube Video
Fonte: Jornalismo TV Cultura

Entraves legais impediam que o processo tivesse continuidade, mas o gerente geral de exploração de petróleo e gás da estatal se reuniu com a equipe local e argumentou a favor de sua iniciativa

De acordo com Rogério Soares Cunha, aconteceram algumas reuniões com representantes locais para que a ideia da exploração da Margem Equatorial pudesse avançar.

Em sua fala, ele menciona a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) como um dos órgãos responsáveis por agilizar o processo que estava enfrentando dificuldades legais.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Ele complementa dizendo: “Avançamos significativamente em toda a discussão. Existe a previsão da gente ter a licença para o Centro de Reabilitação e Despetrolização da Fauna, localizado em Icoaraci, essa semana. É um futuro brilhante previsto para os próximos anos no Norte do país”.

Após isso, o tempo de espera necessário até que a licença seja liberada parece ser mínimo.

Ainda de acordo com Cunha, o esperado é que o parecer positivo seja liberado ainda na primeira semana de fevereiro, graças ao poder da Semas no setor ambiental.

O gerente geral de exploração da Petrobras fez questão de compartilhar a boa notícia durante um evento que aconteceu na Fiepa, a Federação das Indústrias do Estado do Pará, em Belém.

A reunião contou com a participação de diversos empreendedores e empresários locais para que fossem apresentados diversos projetos do setor energético e que podem proporcionar grandes oportunidades aos trabalhadores da região.

A perfuração do poço da Petrobras não aconteceria imediatamente. Antes, é preciso fazer um estudo da região para garantir que tem capacidade de ar a ação

Com a licença liberada, a Petrobras tem o à região para dar andamento aos planos de exploração de petróleo e gás.

No entanto, a perfuração do poço aconteceria em um segundo momento, já que a Avaliação Pré-Operacional (APO) precisa vir antes.

O processo é uma espécie de simulado onde a empresa vai conseguir avaliar possíveis acidentes de vazamento de óleo no mar para testar a eficácia do Plano Emergencial Individual apresentado.

É uma forma de garantir que, quando a perfuração do poço na Margem Equatorial de fato começar, não vai oferecer riscos à região.

Em um primeiro momento, de acordo com o cronograma organizado, o simulado aconteceria em dezembro de 2022.

No entanto, com os entraves que o processo enfrentou, o início foi adiado, mas a estimativa continua animadora, já que deve acontecer ainda no primeiro trimestre de 2023.

É válido reforçar que o indicativo positivo emitido pelo Semas não garante total liberdade à Petrobras.

A iniciativa da empresa ainda vai continuar sendo analisada de forma interna para garantir que o compromisso, emitido em teoria, se mantenha na prática.

Por isso, a licença para exploração de petróleo e gás da Margem Equatorial, no Amapá, é apenas o começo de uma longa jornada a ser enfrentada pela Petrobras. Conforme o processo for avançando e a garantia de segurança for percebida através dos testes, a perfuração poderá, de fato, acontecer.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para es.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos