O país é um dos maiores importadores de petróleo do mundo, por isso, o acordo com a estatal indiana é ainda mais relevante para a Petrobras.
A Petrobras anunciou na última quarta-feira, 12 de fevereiro, a de um contrato de exportação de petróleo com a BPCL (Bharat Petroleum Corporation Limited), estatal indiana. O acordo, que terá início ainda em 2025, prevê a venda de até 6 milhões de barris de petróleo por ano, reforçando a presença da empresa brasileira no mercado internacional.
A do contrato ocorreu em Nova Delhi, durante a India Energy Week, evento de relevância global para o setor de energia.
Aumento da participação da Índia nas exportações de petróleo da Petrobras
O diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, foi um dos representantes da empresa na ocasião. A missão empresarial da Petrobras ao país também contou com a presença da presidente Magda Chambriard, que participou de um sobre o futuro do setor energético.
-
Petrobras fecha contrato de R$ 1,61 bilhão com Mota-Engil para manutenção de plataformas offshore
-
Ministério Público Federal pede suspensão do leilão da ANP ou retirada dos blocos da Bacia da Foz do Amazonas
-
Exploração no pré-sal se intensifica: a britânica bp iniciou a perfuração de um novo poço de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, em lâmina d’água de 2.372 metros
-
Governo australiano aprova operação da maior planta de gás natural até 2070, apesar de críticas ambientais
De acordo com Schlosser, o objetivo do contrato é ampliar a participação da Índia nas exportações de petróleo da Petrobras.
Espera-se com esse contrato aumentar a participação da Índia nas exportações de petróleo da Petrobras. Estamos sempre buscando clientes que valorizam a qualidade do petróleo exportado pela companhia”, afirmou o diretor.
Vale lembrar que em 2024 a Índia foi responsável por 4% das exportações de petróleo da Petrobras. Assim, com o novo contrato, a expectativa é que essa participação cresça substancialmente nos próximos anos.
A Índia, terceiro maior importador de petróleo do mundo, depende de importações para suprir cerca de 85% de sua demanda por petróleo, tornando o país um mercado estratégico para empresas do setor.
Modelo de contrato flexível garante agilidade e segurança nas negociações
O contrato firmado entre a Petrobras e a BPCL é do tipo “framework”, que oferece flexibilidade para ambas as partes. Esse modelo de contrato tem sido eficaz no mercado internacional, permitindo ajustes conforme a realidade do mercado de petróleo.
“Este modelo de contrato facilita todo o processo de marketing. As partes negociam periodicamente, seguindo a realidade vigente do mercado e buscam um acordo comercial que seja compatível com suas alternativas. Se este acordo é alcançado, este contrato pré-aprovado acelera a operação. É uma estratégia para aumentar nossa base de clientes neste mercado”, explicou Schlosser.
A flexibilidade do modelo “framework” é uma estratégia da Petrobras para ampliar sua base de clientes no mercado asiático e, especialmente, na Índia. Com o contrato pré-aprovado, as partes podem agir rapidamente, otimizando o processo comercial e aproveitando as melhores condições de mercado.
Com informações da Petrobras.