Plataforma P-26, com longa história na Bacia de Campos, inicia processo de reciclagem e aguarda definição da Petrobras sobre o futuro da estrutura.
A Petrobras deu início à desmobilização da plataforma P-26, que atuou no campo de Marlim, na Bacia de Campos, desde 1998. A unidade, que encerrou suas operações em 2020, foi deslocada nesta quarta-feira (13/11) para o Porto do Açu, no norte do estado do Rio de Janeiro.
A plataforma P-26 ará por uma série de processos, incluindo a limpeza do casco e reparos essenciais nos sistemas navais, antes de seguir para a fase de reciclagem.
A plataforma permanecerá em acostamento no Porto do Açu até a conclusão do processo de licitação para seu desmantelamento, uma etapa que ainda não tem data definida.
-
Marina Silva assegura que unidade de conservação na Margem Equatorial não impedirá exploração de petróleo
-
Bolívia enfrenta queda na produção de gás natural e busca retomada com novos investimentos
-
Sulgás aposta na expansão do gás natural e mira crescimento de pequenas indústrias no RS
-
Petrobras avança na exploração do bloco de Aram e inicia perfuração de novo poço de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos
Reciclagem de outras plataformas
A Petrobras, em seu plano de descomissionamento, já incluiu a reciclagem de outras plataformas veteranas, como a P-32, cuja licitação foi vencida pela Gerdau em parceria com o Estaleiro Ecovix.
A plataforma P-26 faz parte do projeto de revitalização do campo de Marlim, que substituirá a P-26, P-32 e P-35 por duas novas unidades FPSO: Anita Garibaldi e Anna Nery.
Esses novos sistemas são planejados para garantir maior eficiência e sustentabilidade nas operações, permitindo que a Petrobras mantenha a produção com equipamentos mais modernos.
O projeto de descomissionamento reflete uma ambição maior da Petrobras, que planeja investir US$ 11 bilhões entre 2024 e 2028 para desmontar e reciclar 23 plataformas.
Parte dessas unidades, segundo a diretoria, poderá ser reformada para que a vida útil das embarcações seja prolongada, dependendo da viabilidade técnica e dos custos associados.
Plataforma P-26
A plataforma P-26, uma unidade semissubmersível de produção, foi instalada pela Petrobras em 1998 no campo de Marlim, na Bacia de Campos.
Projetada para operar em lâmina d’água de aproximadamente 650 metros, a P-26 possuía capacidade de produção de até 150 mil barris de petróleo por dia e compressão de cerca de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
Durante sua operação, a plataforma contribuiu significativamente para a produção nacional de petróleo e gás, consolidando o Brasil como um importante player no cenário energético global.
BOA NOITE 🌙 MEU NOME É WILLIAM A DOS SANTOS, SOU TÉCNICO EM ELETRÔNICA, INSTRUMENTAÇÃO, AUTOMAÇÃO E INSTRUTOR EM INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS INDUSTRIAIS, TRABALHEI MAIS DE 25 ANOS EMBARCADO NA ÁREA DE PETRÓLEO E GÁS, TRABALHEI EM MAIS DE 30 PLATAFORAS E VÁRIOS FPSO, PLANTAS QUIMICAS, PLANTAS PETROQUÍMICAS, PLANTAS DE PAPEL E CELULOSE, USINAS NUCLEARES DE ANGRA DOS REIS (COMISSIONAMENTO) DA USINA 2 TENHO CREA/CRT, SOU APOSENTADO POR INVALIDEZ, NÃO TENHO MAIS CONDIÇÕES FÍSICAS DE TRAMPO,POR CAUSA DO REUMATISMO, ARTRITE, ARTROSE E AGORA APARECEU-ME TERRÍVEIS DORES NA COLUNA. EU POSSO INDICAR PROFISSIONAIS TÉCNICOS E ENGENHEIROS NA ÁREA INDUSTRIAL. TENHAM UM ÓTIMO FERIADÃO E CUIDADO COM OS ASSALTOS, ARRASTÕES, SEQUESTROS, INVASÕES E AS MALDITAS BALAS PERDIDAS. QUE DEUS, NOS PROTEJA…AMÉM.
Sim, sim. Infelizmente eles querem tapar as câmeras com fita adesiva pra fazer tudo isso mas os microfones ficam ligados. Caíram QUASE todos, fique tranquilo e curta sua aposentadoria, bom feriado e cuidado com os CLICKBAITs!!!!!
Acredito que construções de plataformas, apesar de todo e esforço do Presidente, ficará inviável devido a falta de envolvimento político do Congresso.
Ficará, assim, o osso do filé que é
o desmantelamento dessas unidades, um trabalho sujo, perigoso E ambientalmente nocivo.
Perde a nossa indústria naval, perde os trabalhadores mais qualificados, perde a nossa engenharia… perde o Brasil.
Favor colocar mensagem relatando imagem ilustrativa haja visto que, essa plataforma não é a P 26.