1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras inicia desmonte da icônica plataforma P-26 e abre licitação milionária para reciclagem na Bacia de Campos
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 4 comentários

Petrobras inicia desmonte da icônica plataforma P-26 e abre licitação milionária para reciclagem na Bacia de Campos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 13/11/2024 às 18:49
Petrobras inicia desmonte da icônica plataforma P-26 e abre licitação milionária para reciclagem na Bacia de Campos
Petrobras desmobiliza P-26 e lança licitação para reciclagem da unidade (Imagem: Reprodução)

Plataforma P-26, com longa história na Bacia de Campos, inicia processo de reciclagem e aguarda definição da Petrobras sobre o futuro da estrutura.

A Petrobras deu início à desmobilização da plataforma P-26, que atuou no campo de Marlim, na Bacia de Campos, desde 1998. A unidade, que encerrou suas operações em 2020, foi deslocada nesta quarta-feira (13/11) para o Porto do Açu, no norte do estado do Rio de Janeiro.

A plataforma P-26 ará por uma série de processos, incluindo a limpeza do casco e reparos essenciais nos sistemas navais, antes de seguir para a fase de reciclagem.

A plataforma permanecerá em acostamento no Porto do Açu até a conclusão do processo de licitação para seu desmantelamento, uma etapa que ainda não tem data definida.

Dia
ATÉ 90% OFF
📱 Capinhas com até 20% OFF na Shopee – use o cupom D4T3PFT até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Reciclagem de outras plataformas

A Petrobras, em seu plano de descomissionamento, já incluiu a reciclagem de outras plataformas veteranas, como a P-32, cuja licitação foi vencida pela Gerdau em parceria com o Estaleiro Ecovix.

A plataforma P-26 faz parte do projeto de revitalização do campo de Marlim, que substituirá a P-26, P-32 e P-35 por duas novas unidades FPSO: Anita Garibaldi e Anna Nery.

Esses novos sistemas são planejados para garantir maior eficiência e sustentabilidade nas operações, permitindo que a Petrobras mantenha a produção com equipamentos mais modernos.

O projeto de descomissionamento reflete uma ambição maior da Petrobras, que planeja investir US$ 11 bilhões entre 2024 e 2028 para desmontar e reciclar 23 plataformas.

Parte dessas unidades, segundo a diretoria, poderá ser reformada para que a vida útil das embarcações seja prolongada, dependendo da viabilidade técnica e dos custos associados.

Plataforma P-26

A plataforma P-26, uma unidade semissubmersível de produção, foi instalada pela Petrobras em 1998 no campo de Marlim, na Bacia de Campos.

Projetada para operar em lâmina d’água de aproximadamente 650 metros, a P-26 possuía capacidade de produção de até 150 mil barris de petróleo por dia e compressão de cerca de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Durante sua operação, a plataforma contribuiu significativamente para a produção nacional de petróleo e gás, consolidando o Brasil como um importante player no cenário energético global.

Inscreva-se
Entre comD
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
s
Visualizar todos comentários
William André dos Santos
William André dos Santos
14/11/2024 22:20

BOA NOITE 🌙 MEU NOME É WILLIAM A DOS SANTOS, SOU TÉCNICO EM ELETRÔNICA, INSTRUMENTAÇÃO, AUTOMAÇÃO E INSTRUTOR EM INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS INDUSTRIAIS, TRABALHEI MAIS DE 25 ANOS EMBARCADO NA ÁREA DE PETRÓLEO E GÁS, TRABALHEI EM MAIS DE 30 PLATAFORAS E VÁRIOS FPSO, PLANTAS QUIMICAS, PLANTAS PETROQUÍMICAS, PLANTAS DE PAPEL E CELULOSE, USINAS NUCLEARES DE ANGRA DOS REIS (COMISSIONAMENTO) DA USINA 2 TENHO CREA/CRT, SOU APOSENTADO POR INVALIDEZ, NÃO TENHO MAIS CONDIÇÕES FÍSICAS DE TRAMPO,POR CAUSA DO REUMATISMO, ARTRITE, ARTROSE E AGORA APARECEU-ME TERRÍVEIS DORES NA COLUNA. EU POSSO INDICAR PROFISSIONAIS TÉCNICOS E ENGENHEIROS NA ÁREA INDUSTRIAL. TENHAM UM ÓTIMO FERIADÃO E CUIDADO COM OS ASSALTOS, ARRASTÕES, SEQUESTROS, INVASÕES E AS MALDITAS BALAS PERDIDAS. QUE DEUS, NOS PROTEJA…AMÉM.

Mas Zas
Mas Zas
Em resposta a  William André dos Santos
15/11/2024 02:02

Sim, sim. Infelizmente eles querem tapar as câmeras com fita adesiva pra fazer tudo isso mas os microfones ficam ligados. Caíram QUASE todos, fique tranquilo e curta sua aposentadoria, bom feriado e cuidado com os CLICKBAITs!!!!!

Rogério Faria
Rogério Faria
15/11/2024 00:52

Acredito que construções de plataformas, apesar de todo e esforço do Presidente, ficará inviável devido a falta de envolvimento político do Congresso.
Ficará, assim, o osso do filé que é
o desmantelamento dessas unidades, um trabalho sujo, perigoso E ambientalmente nocivo.
Perde a nossa indústria naval, perde os trabalhadores mais qualificados, perde a nossa engenharia… perde o Brasil.

Última edição em 6 meses atrás por Rogério Faria
Aldenir
Aldenir
15/11/2024 10:09

Favor colocar mensagem relatando imagem ilustrativa haja visto que, essa plataforma não é a P 26.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites G, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no [email protected]

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x