A gigante brasileira de petróleo e gás, Petrobras, identificou a presença de hidrocarbonetos no poço pioneiro do bloco Aram 1-BRSA-1381-SPS (Curaçao), localizado no pré-sal da Bacia de Santos
A Petrobras informou ontem (28/10), em fato relevante ao Mercado, que o teste de formação no poço pioneiro 1-BRSA-1381-SPS (Curaçao) no Pré-sal da porção sudoeste da Bacia de Santos, foi concluído com êxito. A nova descoberta de hidrocarbonetos está localizada a 240 km da cidade de Santos-SP, em profundidade d’água de 1905 metros, no Bloco Aram.
Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, cuja principal fonte na natureza é o petróleo.
De acordo com a Petrobras, as amostras de óleo que serão posteriormente caracterizadas por meio de análises de laboratório, foram coletadas durante o teste. Este TFR, realizado cerca de 6 meses após a conclusão da perfuração do pioneiro 1-BRSA-1381-SPS em janeiro de 2022, complementa a avaliação deste poço com base em perfis.
-
O guindaste mais potente do mundo, capaz de levantar 20.133 toneladas de uma só vez, e que monta seções inteiras de plataformas de petróleo
-
Mesmo com avanços no Brasil, mundo ainda depende 85% de fontes fósseis e aceleração na transição energética é urgente
-
Aprovação de plano da Petrobras na foz do Amazonas gera protesto e racha no IBAMA
-
Royalties de maio sobem no Norte Fluminense, mas instabilidade preocupa setor de petróleo, diz especialista
“O resultado é fruto da estratégia do consórcio de maximizar a utilização de dados na aplicação de novas soluções tecnológicas, possibilitando o processamento em tempo real das informações adquiridas, o que permite tomadas de decisão de forma ágil e segura. O consórcio dará continuidade às atividades no Bloco Aram, visando avaliar as dimensões e a comercialidade da nova acumulação”, disse a Petrobras.
Gostaria de trabalhar em plataformas da Petrobras?
A MODEC convoca para Macaé, Rio de Janeiro e São Paulo, candidatos sem experiência para atividades de Engenharia, Projetos, Operações, Logística, Rh, Finanças e mais, para atuar em contrato Petrobras. Se quiser tentar se candidatar após conferir as atribuições pedidas pela japonesa, clique aqui.
Hidrocarbonetos no bloco de petróleo Aram no pré-sal da Bacia de Santos
O Bloco Aram, onde foram identificados a presença de hidrocarbonetos, foi adquirido em março de 2020, na 6ª rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sob o regime de Partilha de Produção, tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora.
A Petrobras é a operadora do bloco e detém 80% de participação, em parceria com a empresa CNPC (20%).
Licitações da Petrobras movimenta o mercado de óleo e gás brasileiro
Para desenvolvimento do pré-sal e outros projetos concentrados na Bacia de Campos e Santos, a Petrobras vem abrindo uma série de licitações para contratação de equipamentos e serviços. Um destes recentes certames recentes serão destinados a contratações de umbilicais flexíveis. Confira aqui o escopo do contrato.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para es.