Nova campanha da estatal foca em aumentar a produção terrestre com mais de 100 poços previstos nos próximos anos
A Petrobras retomou suas atividades de perfuração onshore na Bahia com o início da operação no campo de Taquipe, em São Sebastião do é. A ação marca o retorno da estatal ao estado após seis anos, com planos ambiciosos de expansão na produção de petróleo e gás terrestre.
Petrobras inicia nova fase de exploração na Bahia
A Petrobras deu início à perfuração de um novo poço no campo de Taquipe, em São Sebastião do é, a cerca de 80 km de Salvador. Segundo a CNN Brasil, a operação, realizada pela sonda EBS-08 da empresa EBS Perfurações, representa o retorno da estatal às atividades de perfuração em solo baiano após um intervalo de seis anos.
Além de retomar os trabalhos, a Petrobras contratou três sondas de perfuração especificamente para atuar no estado, reforçando sua presença nas operações onshore. A meta da companhia é clara: intensificar a produção com uma estratégia que contempla a abertura de mais de 100 poços nos próximos cinco anos.
-
O poço de petróleo que perfura quase 8 km no fundo do mar e equivale à altura de cinco Burj Khalifa: Monai, a estrutura mais profunda já feita para extrair petróleo no Brasil
-
A maior sonda de perfuração do mundo pesa 60 mil toneladas e perfura a crosta terrestre a 12 km de profundidade — conheça o titã do petróleo equivalente a 96 campos de futebol
-
Brasil e EUA mantêm comércio bilateral de petróleo: entenda por que os dois países compram e vendem óleo bruto entre si com focos diferentes
-
Redução histórica de 40% nas emissões de CO₂ pela Petrobras desde 2015 reforça compromisso com sustentabilidade e transição energética
Expansão da produção terrestre reforça estratégia da Petrobras
Atualmente, a Petrobras mantém cerca de 2 mil poços terrestres e opera em 20 concessões na Bahia, produzindo cerca de 17 mil barris de óleo equivalente por dia. A região também abriga a plataforma de gás de Manati, em Valença, consolidando a importância do estado na malha operacional da empresa.
De acordo com informações da própria Petrobras, o plano de ampliação inclui também a contratação de dez novas Sondas de Produção Terrestre (SPT), que se somam às 13 já em operação, totalizando 23 unidades dedicadas à exploração no solo baiano.
Petrobras reforça compromisso com o desenvolvimento regional
A reativação das perfurações e os investimentos em infraestrutura onshore refletem o compromisso da Petrobras com o fortalecimento da cadeia produtiva local e a geração de empregos na região. Conforme destacado pela estatal, essas medidas são parte de uma estratégia mais ampla para reverter o declínio da produção terrestre e estimular a autossuficiência energética regional.
Além da CNN Brasil, veículos especializados como o PetróleoHoje têm acompanhado o movimento da Petrobras, sinalizando que a retomada na Bahia pode abrir caminhos para novos projetos em outras áreas do país, sobretudo no Nordeste.