1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Projeto de hidrogênio verde da Vale ganha destaque e entra na lista prioritária da União Europeia
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Projeto de hidrogênio verde da Vale ganha destaque e entra na lista prioritária da União Europeia

Escrito por Carla Teles
Publicado em 18/03/2025 às 21:43
Projeto de hidrogênio verde da Vale ganha destaque e entra na lista prioritária da União Europeia
A Vale, em parceria com a Green Energy Park, planeja construir no Brasil uma usina de hidrogênio verde. Este hidrogênio será utilizado para produzir ferro-esponja, um componente essencial na fabricação de aço com menor impacto ambiental. 

Projeto da Vale em parceria com a Green Energy Park entra para lista de investimentos prioritários da União Europeia através da iniciativa Global Gateway

O projeto da Vale, desenvolvido em parceria com a Green Energy Park (GEP), que prevê a construção de uma usina para produção de hidrogênio verde no Brasil, foi recentemente reconhecido e incluído pela União Europeia na lista prioritária da iniciativa Global Gateway. A informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico.

O objetivo central do projeto é utilizar o hidrogênio renovável para abastecer um grande complexo de produção de ferro briquetado a quente (HBI), também conhecido como ferro-esponja, componente essencial na fabricação do chamado “aço verde”. Conforme destacou o portal especializado Eixos, o projeto da Vale alinha-se perfeitamente aos esforços europeus de transição energética, visando à redução das emissões de carbono da indústria siderúrgica mundial.

Entenda o que é a iniciativa Global Gateway

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, conhecida por produzir minério de ferro e outros minerais importantes para a indústria. Nos últimos anos, a empresa vem investindo em projetos sustentáveis, como o de hidrogênio verde, para reduzir os impactos ambientais das suas atividades.
A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, conhecida por produzir minério de ferro e outros minerais importantes para a indústria. Nos últimos anos, a empresa vem investindo em projetos sustentáveis, como o de hidrogênio verde, para reduzir os impactos ambientais das suas atividades.

A iniciativa Global Gateway, como explica o site oficial da Vale, foi lançada pela União Europeia em 2021 e prevê investimentos totais de até €300 bilhões até 2027. Seu principal objetivo é estimular projetos sustentáveis de grande impacto global, especialmente nas áreas de energia renovável, digitalização e infraestrutura de transporte.

Dia
ATÉ 90% OFF
📱 Capinhas com até 20% OFF na Shopee – use o cupom D4T3PFT até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Com a inclusão do projeto de hidrogênio verde da Vale na lista prioritária, o Brasil ganha destaque estratégico, mostrando seu potencial como grande exportador de energia limpa e insumos verdes para a indústria internacional.

Executivos da Vale comemoram reconhecimento europeu

Em entrevista reproduzida pelo portal econômico UOL, Rogério Nogueira, vice-presidente executivo Comercial e de Desenvolvimento da Vale, ressaltou a importância desse reconhecimento:

“Este é um grande incentivo para atração de novos parceiros, essenciais para a realização do nosso projeto. Entendemos que iniciativas assim são fundamentais para a construção da economia brasileira de baixo carbono.”

Parceria entre Vale e Green Energy Park avança

A parceria entre a Vale e o Green Energy Park (GEP), anunciada em outubro de 2024, já está avançando nos estudos de viabilidade técnica e econômica, segundo informou o Valor Econômico. Antes de ser priorizada pela União Europeia, a iniciativa já estava integrada à Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP), lançada pelo governo brasileiro para estimular negócios sustentáveis no país.

Como funciona a produção de HBI Verde?

A produção de ferro-esponja (HBI) com uso de hidrogênio verde é considerada revolucionária por especialistas do setor, segundo o portal Eixos. Nesse processo, o hidrogênio renovável é obtido por meio da eletrólise da água utilizando energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como solar e eólica. O uso dessa tecnologia elimina a necessidade do gás natural e carvão mineral, tradicionalmente utilizados, reduzindo drasticamente a pegada de carbono na fabricação do aço.

O reconhecimento pela União Europeia reforça o compromisso brasileiro com a transição energética e evidencia o papel estratégico do país no fornecimento de soluções sustentáveis para a indústria global.

Inscreva-se
Entre com
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
s
Visualizar todos comentários
Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: [email protected]

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x