1. Início
  2. / Indústria
  3. / Referência no mercado de reparos navais, Estaleiro Atlântico Sul mira o setor de energia eólica offshore
Tempo de leitura 3 min de leitura

Referência no mercado de reparos navais, Estaleiro Atlântico Sul mira o setor de energia eólica offshore

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/02/2022 às 12:24
Estaleiro Atlântico Sul - construção naval - reparos navais - porto de Suape - energia eólica - energia eólica offshore
Estaleiro Atlântico Sul, em Suape mira o setor de eólica offshore. – FOTO: ARNALDO CARVALHO

O Estaleiro Atlântico Sul, gigante da construção naval e reparos navais em Suape, se prepara para atender à grande demanda por torres de energia eólica offshore e planeja se tornar um player importante no mercado de energias renováveis

A empresa reconhecida no setor de reparos navais, Estaleiro Atlântico Sul (EAS) começou o ano de forma positiva, pois o sítio onde está instalado, no Complexo Portuário de Suape, conta com seu dique e com seu cais, que tem uma extensão de 730 metros, lotados de navios. No caso da empresa de construção naval, cerca de cinco navios e rebocadores foram reparados. De acordo com Nicole Mattar Haddad, a empresa está forte no mercado de reparos navais como uma fornecedora de alta qualidade no país, garantindo serviços para clientes brasileiros e de outros países, transferindo um mercado que está no RJ e fora do país para Pernambuco, gerando 500 empregos em Suape.

Leia outras notícias relacionadas

Estaleiro Atlântico Sul investe em energia eólica offshore

A CEO do Estaleiro Atlântico Sul em Suape agora está focando, além da construção naval, em um mercado que deve crescer no Brasil nos próximos anos: o setor de energia eólica offshore, mais especificamente na fabricação de fundações e torres para turbinas offshore.

Nicole afirma que já possui parceiros internacionais em negociação e está se preparando para a entrada no mercado. Isso significa que surgirá uma nova demanda no Nordeste com a aprovação pela Aneel da instalação de parques de energia eólica offshore, e o Estaleiro Atlântico Sul não quer ficar de fora.

Dia
ATÉ 90% OFF
📱 Capinhas com até 20% OFF na Shopee – use o cupom D4T3PFT até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

A demanda no setor de energia eólica offshore anima a equipe da empresa de construção naval em Suape, já que, em termos de equipamentos, soldagem, caldeiraria e outros aspectos, o Estaleiro Atlântico Sul está em um alto nível de competitividade.

Governo Federal assina decreto regulamentador para a geração de energia eólica offshore em estados brasileiros

No último mês, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que regulamenta empreendimentos para geração elétrica através de fontes eólicas em alto mar. A produção de energia eólica offshore será autorizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Já a Aneel analisa os pedidos de autorização para instalação de duas usinas de energia eólica offshore no Ceará, porém planeja aguardar o desenvolvimento de uma regulação específica para o setor.

De certa forma, o EAS já mira o setor de energia eólica. “No segmento de torres, nós já estamos disputando contratos. O que estamos mirando é o mercado offshore que está nascendo no Brasil”, ite a executiva que gerencia a Recuperação Judicial do estaleiro.

Estaleiro Atlântico Sul volta a contratar

Apesar de tudo, Haddad sabe que diversas empresas de fora chegarão quando a contratação de torres começar. Entretanto, afirma acreditar que a condição do estaleiro e sua experiência em produtos náuticos pode colocar o EAS em um bom posicionamento na disputa.

A executiva da empresa de construção naval tem um prazo de dois anos para sair da Recuperação Judicial e acredita que é possível. Entretanto, deseja fazer isso oferecendo uma empresa mais competitiva e com novos negócios. Haddad destaca também que a empresa já começou a ligar para antigos soldadores e está recontratando.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para es.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos