Tecumseh anuncia nova fábrica no Amazonas até 2027, com previsão de até 300 vagas de emprego e foco em inovação na Zona Franca de Manaus.
A multinacional Tecumseh do Brasil anunciou no final de março, a instalação de uma nova fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM), prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2027. O projeto promete movimentar o setor industrial do Amazonas e gerar entre 200 e 300 vagas de emprego diretas na capital amazonense.
Nova fábrica e geração de vagas de emprego para a população
A confirmação foi feita durante o lançamento do novo compressor para ar-condicionado inverter VR³, desenvolvido pela empresa, em um evento realizado no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
A solenidade contou com a presença de autoridades políticas e representantes do setor industrial, reforçando a importância estratégica da expansão da Tecumseh no Brasil.
-
De R$ 170 bilhões à réu: a história surpreendente de Eike Batista, o bilionário que prometeu revolucionar o Brasil com megaprojetos em mineração, energia, logística, petróleo e milhares de emprego na indústria
-
Uma inteligência artificial secreta está localizando minas de cobre e lítio antes mesmo que os humanos saibam que elas existem
-
Estas cidades brasileiras vão surpreender em empregos, megainvestimento, logística, infraestrutura e qualidade de vida e todos estão se mudando para lá!
-
Brasil vira colônia industrial da China? Especialistas alertam para risco de retrocesso histórico: quem está ganhando de verdade?
Ricardo Maciel, CEO global da Tecumseh, destacou que a escolha de Manaus para receber a nova planta faz parte de um estudo de viabilidade econômico-financeira que visa atender com mais agilidade os players locais da indústria de climatização e refrigeração.
“A ideia de instalar uma fábrica em Manaus é uma continuidade da conversa que tivemos em novembro, aqui na Suframa. Posso antecipar que a capacidade de produção prevista é de aproximadamente um milhão de compressores em plena operação”, afirmou Maciel.
A nova unidade reforça o compromisso da Tecumseh com a inovação, sustentabilidade e geração de empregos no Brasil. A iniciativa também representa um importante o no fortalecimento da Zona Franca de Manaus como polo industrial competitivo e atrativo para investimentos internacionais.
Durante o evento, também estiveram presentes o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar; o deputado estadual Wilker Barreto, presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); o diretor-gerente da Tecumseh, João Dobner; o diretor de relações institucionais da Tecumseh do Brasil, Homero Busnello; e o diretor-comercial da unidade Embrapii INDT, Marx Santos.
Conheça a Tecumseh
A Tecumseh do Brasil é subsidiária da norte-americana Tecumseh Products Company, fundada há quase 90 anos e referência global no desenvolvimento de compressores para refrigeração.
No Brasil, a empresa foi estabelecida em 1972 na cidade de São Carlos (SP), onde opera duas plantas industriais e emprega cerca de 3 mil colaboradores.
Reconhecida por suas soluções sustentáveis e de alta performance, a Tecumseh é uma das maiores produtoras mundiais de compressores herméticos.
Com essa nova fábrica no Amazonas, a Tecumseh fortalece sua presença no país e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico regional, abrindo novas oportunidades de emprego e inovação tecnológica no coração da Amazônia.