Conheça o projeto ambicioso da ferrovia visa conectar três estados e direcionar a economia regional do nordeste
A Transnordestina, considerada a maior obra ferroviária em execução no Brasil, tem como objetivo conectar os estados de Pernambuco, Piauí e Ceará com uma ferrovia de 1.753 km no nordeste. O projeto, iniciado em 2006, busca transformar a logística de transporte e fortalecer a economia regional, especialmente no setor agrícola e mineral. A previsão de conclusão, que já ou por vários adiamentos, é para 2029.
Histórico de desafios e atrasos
Desde o início, a Transnordestina enfrentou diversos obstáculos que resultaram em paralisações e aumentos significativos no orçamento. Originalmente estimado em R$ 4,5 bilhões, a obra do nordeste já ultraa R$ 15,7 bilhões, com previsão de conclusão para 2029. Atualmente, cerca de 63% do projeto está concluído.
Importância estratégica para o comércio exterior
Ao conectar regiões do nordeste do produto aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), a ferrovia permitirá uma expansão significativa na capacidade de movimentação de cargas. Espera-se que, com a conclusão da Transnordestina, o volume de mercadorias exportadas, como grãos, açúcar e minerais, possa até se dobrar, fortalecendo a competitividade brasileira no mercado internacional.
-
O ‘monstro’ dos trilhos: conheça o trem de carga mais longo do mundo e o que ele transporta
-
O que é a ferrovia chinesa que vai ‘rasgar’ o Brasil? Entenda esse projeto
-
Governo Lula fecha acordo com China e setor ferroviário do Brasil manifesta ‘profunda indignação’ com parceria
-
Vai começar a maior ampliação ferroviária que transformará o Brasil
A construção e a tecnologia da ferrovia
A construção da ferrovia Transnordestina foi dividida em três fases, com técnicas de engenharia de ponta sendo aplicadas, como o uso de máquinas automatizadas para posicionamento dos trilhos e a soldagem aluminotérmica para garantir a integridade das junções. A obra do nordeste enfrenta desafios geográficos e climáticos, mas a tecnologia e a divisão estratégica do projeto são essenciais para superar obstáculos.
A Transnordestina é frequentemente comparada a outras grandes obras ferroviárias, como a Transiberiana na Rússia e o Corredor Ferroviário Mombasa-Nairobi na África. Essas comparações destacam a importância do projeto não apenas para o Brasil, mas também como um exemplo de integração e desenvolvimento regional.
****
Mais um **** sulista, quanto que se gastou com os interiores do sul e centro oeste, conheçam a Região de Petrolina / juazeiro e para de falar besteira.
Sejamos amigos do trem.
O Nordeste Brasileiro está em ascensão e vai crescer muito mais, e se destacar pois possui excelente potencial…..
Piada pronta, mais uma obra de custo imenso para valorizar terras de alguns.
Mais um comentário lamentável e preconceituoso, vai trazer progresso e dar importância ao nordeste que por séculos, carregou o brasil.
INVEJA MATA
De fato, sempre tem pessoas de baixa autoestima. Já sei até com quem é coligado. Sem comentários. Nordeste é o nordeste, como vc comentou, de alta capacidade de evolução, enqto tivermos pessoas dessas com comentários inexplicáveis e preconceituosos, o Brasil não evolui como tem que ser. . Né Rogério!. Mais o nosso nordeste é forte.
Estude mais ao invés de ficar escrevendo bobagens…
Mais um que anda com uma carga de preconceito contra a região Nordeste,porque acha que só o Sul e Sudeste pode se desenvolver.Rapaz a casa que tú mora com certeza foi feita pelas mãos e a grande coragem do povo nordestinos.O nordeste ja esta se desenlmvolvendo e crescendo e se Deus quizer vai ser um paraiso no brasil.O Nordeste já é uma região abençoada por Deus.So Faltava aparecer um presidente que olhase para o Nordeste.Agora chego o cara que graça ao nordeste ele esta cuidando do nordeste e não dando um feche de Capim.
Ótima resposta. Ame o nordeste. Ele salva o Brasil de gente ****.
O descaso para com o Nordeste facilitou e incentivou o progresso do Sudeste. O resto é papo **** !
Cabeça de **** é igual a bucho de ****
Desculpe, mas você está enganado. A obra é fundamental para o País e quando pronta, beneficiará o nordeste e todo o país. Transportará cargas do norte e centroeste, ajudará no comércio com o sudeste. Então é uma obra com benefícios para todo Brasil
sempre vai ter um **** preconceituoso falando ****!
O Brasil precisa de ferrovias. País, de grandes extensão territorial. Gasta-se muito mais, escoando produção em rodovias. É bom para o Nordeste, melhor para o Brasil. Lamentável, aos que torcem contra.