1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Turbina maremotriz mais poderosa do mundo entrou em operação: esse gigante de 600 metros quadrados e potência de 2 MW promete mudar a energia renovável no mundo
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 10 comentários

Turbina maremotriz mais poderosa do mundo entrou em operação: esse gigante de 600 metros quadrados e potência de 2 MW promete mudar a energia renovável no mundo

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 01/05/2024 às 09:19
energia - turbina - maremotriz - energia das marés
images e videos courtesy of orbital marine power

Energia renovável: incrível turbina de 680 toneladas, promete operar pelos próximos 15 anos e atender à demanda anual de eletricidade de cerca de 2.000 casas

A turbina de maré mais poderosa do mundo, com uma potência nominal de 2 MW, foi lançada em 2021 e desde então começou a gerar energia conectada à rede elétrica do Reino Unido, disse a Orbital Marine Power, empresa escocesa que desenvolveu o equipamento. A revolucionária turbina está ancorado nas águas das Ilhas Orkney e é conectada por cabos submarinos ao Centro Europeu de Energia Marinha (EMEC), localizado neste arquipélago britânico.

Essa turbina fez tanto sucesso que agora ela vai estrear nos EUA. A Orbital Marine Power foi escolhida em março deste ano, como parceira técnica para a Orcas Power & Light Cooperative (OPALCO) em seu local proposto no Estado de Washington. Essa atualização mais recente ocorre após o Departamento de Energia dos EUA (DOE) ter selecionado dois projetos de energia marinha para receber US$ 6 milhões para o desenvolvimento de um local piloto de pesquisa, desenvolvimento e demonstração de energia de maré. Uma das duas organizações selecionadas pelo DOE receberá financiamento para continuar desenvolvendo o projeto até seu potencial completo após o término da Fase 1.

“Embora ainda haja um trabalho substancial a ser feito antes de lançarmos nossa tecnologia nas águas dos EUA, esse marco sublinha o crescente apetite global pelo progresso pioneiro que estamos demonstrando no espaço das correntes de maré flutuantes”, disse Andrew Scott, CEO da Orbital Marine Power, em um comunicado.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Poderosa turbina tem capacidade de operar por 15 anos

YouTube Video

A instalação de 680 toneladas, batizada de “O2”, vai operar pelos próximos 15 anos e poderá atender à demanda anual de eletricidade de cerca de 2.000 casas no país com “energia limpa e previsível” de água rápida, compensando aproximadamente 2.200 toneladas de produção de CO2 por ano, disse a empresa. Além disso, fornecerá energia ao eletrólise terrestre da EMEC para gerar hidrogênio verde.

O diretor-gerente da empresa, Andrew Scott, ressaltou que “este é um marco importante para a O2” e afirmou que “este projeto pioneiro de energia renovável” foi realizado “com segurança e sucesso”. “Nossa visão é que este projeto seja o gatilho para o uso dos recursos do fluxo de marés em todo o mundo, para desempenhar um papel na luta contra as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, criar um novo setor industrial de baixo carbono”,acrescentou.

Como funciona a energia das marés (maremotriz)?

O O2 tem uma estrutura de casco de 74 metros de comprimento com duas naceles geradoras de energia de 1 MW no final das estruturas das pernas retráteis. Suas lâminas de 10 metros dão à turbina mais de 600 metros quadrados de superfície varrendo para capturar energia das marés.

A estrutura flutuante é mantida na estação com um sistema de amarração de quatro pontos no qual cada cadeia de atracação tem a capacidade de levantar mais de 50 ônibus de dois andares. A máquina foi projetada para que a instalação da turbina e todas as amarras associadas possam ser realizadas com embarcações de trabalho de baixo custo e a manutenção pode ser realizada com embarcações semirrígidas, o que minimiza o tempo de inatividade e reduz os custos de construção e operação.

A eletricidade é transferida da turbina através de um cabo dinâmico para o fundo do mar e um cabo estático ao longo do fundo do mar para a rede elétrica local em terra.

Adoraria saber o que você achou dessa incrível turbina maremotriz. Conte para nós na seção de comentários, se você já conhece esse tipo de geração de energia ou se é profissional da área. Não se esqueça de ativar as notificações do G para acompanhar todas as novidades do mundo da energia renovável. Até a próxima!

Inscreva-se
Entre com
Notificar de
guest
10 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
s
Visualizar todos comentários
Christiano
Christiano
01/05/2024 13:08

Espetacular

Marcos de Lima Silva Legal
Marcos de Lima Silva Legal
01/05/2024 16:48

Excelente reportagem sobre esse tipo de turbina, maremotriz, e a impressionante eficiência e potência de cada turbina. Fazendo uma comparação, a usina de Santo Antônio na capital de Rondônia, Porto Velho, precisa de 50 máquinas para uma geração total de 3560 MW. Já a O2 com somente 2 turbinas gera mais que 50% da geração total da usina de Santo Antônio a um custo extremamente menor. Parabéns a Orbital Marine Power.

Jailson Medeiros
Jailson Medeiros
Em resposta a  Marcos de Lima Silva Legal
03/05/2024 08:58

Vc não fez a comparação certa
A usina motriz só fábrica 2 MV. Para produzir igual a de santo Antônio teria qe instalar 3500 bases, pois cada base só produz 2 MW.

Dirceu
Dirceu
Em resposta a  Jailson Medeiros
04/05/2024 10:47

Sua conta ta toda errada. Muito ineficiente essa turbina. Garanto q a energia gasta para sua construção (vide seu tamanho) dava pra sustentar essas 2mil casas ai por 10 anos

Carlos Augusto Silva
Carlos Augusto Silva
01/05/2024 19:13

Olá, gostaria de saber qual a seria a quantidade de turbinas como a O2 a ser usada para abastecer uma cidade como Campinas?

Jailson Medeiros
Jailson Medeiros
Em resposta a  Carlos Augusto Silva
03/05/2024 09:00

Veja q cada base (02) só produz 2MW.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com [email protected] para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x