Senai divulga lista com os 10 cursos técnicos com mais de 90% de empregabilidade no Brasil. Confira quais seus principais objetivos e requisitos para participação e garanta uma oportunidade no mercado de trabalho
Os cursos técnicos têm ganhado cada vez mais destaque no Brasil devido à sua capacidade de proporcionar uma inserção rápida e qualificada no mercado de trabalho. Essa modalidade de ensino prepara profissionais para atuar em setores em constante expansão, o que amplia as oportunidades de emprego em diversas áreas da indústria e dos serviços. Descubra quais são os cursos técnicos com mais de 90% de empregabilidade em 2025.
Um levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre os anos de 2021 e 2023, apontou que 84,4% dos alunos formados estavam empregados em até um ano após a conclusão do curso — o melhor índice desde o início da pesquisa, realizada também entre 2017 e 2019. Além disso, o estudo identificou 10 cursos técnicos com mais de 90% de empregabilidade, consolidando-se como as melhores opções para quem busca estabilidade e oportunidades profissionais em curto prazo.
Abaixo você confere quais são os 10 cursos técnicos com maior índice de empregabilidade no Brasil, segundo os dados mais recentes do Senai — uma informação valiosa para quem está em dúvida sobre qual caminho seguir na carreira.
-
Aprenda tudo sobre o autismo! Instituto Federal (Ifes) convoca para curso 100% online em Neurodiversidade no Autismo com direito a certificado
-
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abre 50 mil vagas em curso gratuito e online feito em parceria com o Ministério da Saúde
-
Torne-se um motorista de carreta expert sem sair de casa! SEST SENAT convoca para curso online e gratuito de formação de motoristas de carretas
-
Tem ensino fundamental e quer fazer um curso técnico no Senai? Cursos técnicos gratuitos em soldagem, edificações, istração, refrigeração, química e mais no Senai SP
Manutenção de Máquinas Industriais: 90,6%
Dando início a lista de cursos técnicos com mais de 90% de empregabilidade no Brasil, a formação de manutenção de máquinas industriais visa habilitar profissionais no planejamento, execução e controle de atividades de manutenção mecânica tendo em vista o aumento da confiabilidade do processo produtivo. Este possui 1200 horas de carga horária e busca alunos de no mínimo 14 anos de idade, segundo informações do Senai.
Soldagem: 91,3%
Com 1.200 horas de carga horária, esta informação tem como objetivo habilitar profissionais para planejar, supervisionar e operar processos de soldagem para a área metalmecânica, seguindo normas técnicas de meio ambiente, qualidade e de saúde e segurança no trabalho. Os pré-requisitos seguem sendo idade mínima de 14 anos.
Eletrotécnica: 92,7%
Esta formação técnica forma profissionais para coordenar e executar os processos de instalação, elaboração e manutenção de projetos em sistemas elétricos, prediais, industriais e de potência conforme procedimentos e normas técnicas, de qualidade, saúde e sustentabilidade e de segurança. A carga horária é de 1.200 horas e os requisitos seguem os mesmos.
Automação Industrial: 93,2%
A formação conta com 1.200 horas e visa habilitar profissionais para desenvolver e integrar soluções para sistemas de automação industrial, considerando normas, requisitos técnicos, padrões, requisitos de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança do trabalho. Os requisitos exigem no mínimo 14 anos de idade.
Eletromecânica: 94,4%
O curso técnico em eletromecânica visa formar profissionais para o planejamento, realização de atividades e controle de atividades relacionadas à manutenção eletromecânica, conforme as normas técnicas, de qualidade, ambientais e de segurança e saúde no trabalho. Com carga horária de 1.200 horas, este curso não possui idade mínima obrigatória.
Refrigeração e Climatização: 94,5%
Este visa habilitar profissionais na criação de projetos de instalação de sistemas de refrigeração e climatização, seguindo as leis e normas técnicas de saúde e segurança no trabalho e utilizando boas práticas. O requisito mínimo para este curso de carga horária de 1200 horas é de 14 anos de idade.
Mecânica de Manutenção: 94,7%
Com carga horária de 1600 horas, esta formação visa proporcionar qualificação profissional para realizar a manutenção mecânica de equipamentos, máquinas e instalações, tendo em vista o aumento da confiabilidade do processo de produção. A idade mínima exigida é de 14 anos.
Alimentos: 95,2%
Em segundo lugar temos o curso técnico em alimentos, que visa formar profissionais para industrializar alimentos, realizar análises e coordenar a produção de alimentos, conforme procedimentos legislações, exigentes e normas de qualidade e segurança dos alimentos, de saúde e segurança do trabalho e de sustentabilidade. A carga horária é de 1200 horas e o aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 14 anos de idade.
Mecânica: 96,5%
Encerrando a lista de cursos técnicos com mais de 90% de empregabilidade no Brasil, o técnico de mecânica tem como objetivo habilitar profissionais para atuar nos processos de produção da área da mecânica, assim como em projetos mecânicos e na manutenção mecânica, conforme a gestão tecnológica da empresa e as normas técnicas, de qualidade, ambientais e de saúde e segurança no trabalho. Segundo dados do Senai, a carga horária é de 1500 horas e o aluno deverá ter no mínimo 14 anos de idade.