1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Venda direta das usinas de etanol para os postos de combustíveis gera benefícios ao consumidor que contará com preço baixo e qualidade
Tempo de leitura 4 min de leitura

Venda direta das usinas de etanol para os postos de combustíveis gera benefícios ao consumidor que contará com preço baixo e qualidade

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 20/08/2021 às 08:12
etanol - preço - volkswagen - raízen - usina - emprego
Fila em posto de combustível Shell / Imagem Google

Com venda direta do etanol, Feplana projeta queda no preço e diz que não haverá perda na qualidade. Segundo o presidente da entidade, o preço do biocombustível deve ser mais baixo especialmente nas usinas que estão nos grandes centros

A medida provisória aprovada semana ada pelo Governo, que garante a venda direta de etanol das usinas para os postos de combustível pode gerar benefícios para o consumidor. A afirmação é de Alexande Andrade Lima, presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).

Leia também

Venda direta vai diminuir o valor e manterá qualidade do biocombustível

De acordo com Lima, “A expectativa é que venha baixar o preço do etanol, principalmente nas unidades industriais que estão próximas aos grandes centros consumidores”. Ele afirma ainda que garante a qualidade do biocombustível que vai sair da usina direto para os postos.

“O setor é bem fiscalizado pela ANP. Não há chance de perder qualidade nas bombas dos postos, pois haverá a informação da usina que disponibilizou o produto e isso vai garantir a qualidade. O setor é muito responsável quando se trata da procedência do produto”, pontua.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

O presidente da Feplana participou da cerimônia de da mp da venda direta de etanol. Ele diz que não teve o ao conteúdo da medida, mas acredita que ela está de acordo com o que o setor produtivo espera.

“Não haverá perda de PIS/Confins e nem na arrecadação de impostos federais. É importante lembrar que o produtor não será obrigado a efetuar a venda direta, e as distribuidoras seguirão operando normalmente. No entanto, vejo uma margem melhor para quem faz a venda direta, pois quando você tira um ente dessa cadeia, acaba reduzindo o custo”, finaliza.

Etanol brasileiro atraiu a atenção da Volkswagen, que aspira transformar o Brasil em um centro de desenvolvimento de carros com motor de combustão interna

Etanol brasileiro é alternativa mais barata e viável em comparação ao carro elétrico e ganha destaque internacional e da multinacional Volkswagen para redução de emissão de gases de efeito estufa. Seguindo os os da japonesa Toyota, a Volkswagen afirma que adotará o etanol como o melhor caminho para a eletrificação do mercado de veículos nacional e considera produzir veículos com motor híbrido flex.

O interesse pelo nosso combustível atraiu a atenção, por exemplo, da Volkswagen, que aspira transformar o Brasil em um centro de desenvolvimento de carros com motor de combustão interna. A montadora acredita que o carro elétrico, no Brasil, não teria a mesma adesão e consumo como na Europa. Porque, além de caro, produzimos etanol, considerado um biocombustível que pode atender muito bem ao objetivo de diminuir a emissão de poluentes e CO2”, comenta Romio.

Segundo cálculos da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única), considerando o ciclo completo, que inclui plantio e colheita da cana, processamento, transporte e distribuição, além do uso nos carros, um veículo alimentado exclusivamente com a gasolina brasileira (com 27% de álcool anidro) emite 131 g de CO2 por quilômetro, ante apenas 37 g de CO2/km, se abastecido integralmente com o etanol de cana, valor menor que o de um modelo a bateria na Europa, que, alimentado pela matriz energética atual da região, emite 54 g de CO2/km.

Líder mundial produtora de etanol convoca para mais de 500 vagas candidatos sem experiência de ensino fundamental, médio, técnico e superior; salário de até R$ 7 mil e não precisa inglês para trabalhar nas usinas da Raízen

Com previsão é de contratação dos candidatos para estágio e trainee no mês de janeiro e para aprendizes, no mês de fevereiro de 2022, a líder mundial produtora de etanol Raízen, convoca em todo o Brasil, candidatos sem experiência e que ainda não tiveram a oportunidade de aprender o idioma inglês para compor seu time de funcionários. A empresa oferece excelentes benefícios e salário chega a R$ 7 mil. Veja a seguir como concorrer às vagas de emprego. Confira o vídeo abaixo e conheça a empresa.

YouTube Video

Inscrição: os interessados em concorrer às vagas de eprego abertas pela Raízen no programa aprendiz, estágio e trainee devem se inscrever pelo site da empresa até o dia 12 de setembro

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para es.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com [email protected] para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos