1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / VLI Logística desenvolve solução sustentável capaz de reduzir gastos com combustível no modal ferroviário
Tempo de leitura 3 min de leitura

VLI Logística desenvolve solução sustentável capaz de reduzir gastos com combustível no modal ferroviário

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/02/2022 às 11:16
VLI - VLI logística - modal ferroviário - combustível -
Terminal da VLI (Foto: vli grãos)

VLI Logística evita a emissão de mais de 3,57 mil toneladas de CO2 com sua ferramenta Fuelytics que, só no último ano, evitou o uso de 1,2 milhão de litros de combustível no modal ferroviário

A VLI Logística, empresa focada na criação de soluções logísticas, que integra ferrovias, terminais e portos, está avançando com sua estratégia de desenvolvimento de tecnologias inovadoras que geram atividades mais sustentáveis e eficientes. A companhia registrou, ao longo do último ano, uma economia de mais de 1,2 milhão de litros de combustível no modal ferroviário com o uso de sua ferramenta, chamada de Fuelytics, que oferta uma redução no consumo de combustível a partir da priorização de ações operacionais indicadas por modelagem matemática.

Leia também

Ferramenta da VLI Logística reduziu a emissão de 3,57 mil toneladas de CO2

Ao evitar a queima de combustível, foi possível gerar uma redução de 3,57 mil toneladas de CO2 emitidos na atmosfera. A ferramenta focada no modal ferroviário da empresa atende aos corredores logísticos da Ferrovia Norte-Sul e Centro Atlântica, istrados pela VLI Logística.

De acordo com Loïc Hamon, gerente geral de Digital & Inovação da empresa, a ferramenta compõe três pilares essenciais para as atividades da empresa, que são a eficiência, a sustentabilidade e a inovação. O conceito de transformação da logística proposto pela empresa está enraizado nesses fundamentos e nesta ferramenta.

Dia
ATÉ 90% OFF
📱 Capinhas com até 20% OFF na Shopee – use o cupom D4T3PFT até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Fuelytics contribui com a missão ESG da empresa

O Fuelytics está ligado à estratégia da agenda ESG da empresa, que tem como objetivo a redução de 15% na emissão de gases poluentes até o início da próxima década. O transporte de cargas através do modal ferroviário já conta com um forte caráter sustentável, tendo em vista que as emissões em relação a ele são menores que as do modal rodoviário.

Segundo a Coordenação de Estudos sobre Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o uso de combustível do trem é o equivalente a apenas 30% do gasto do caminhão por quilômetro a cada tonelada transportada.

A ferramenta, criada e gerida pelo setor de engenharia da VLI Logística, ainda está em fase de aprimoramento, onde as melhorias visam permitir uma melhor gestão e acompanhamento dos resultados, automatizar os cálculos e também centralizar as informações de forma que a usabilidade e a autonomia dos usuários sejam facilitadas.

Conheça o Fuelytics

Desenvolvido com o intuito de aprimorar a gestão da eficiência energética, através de uma análise que pode gerar respostas mais assertivas e rápidas em relação aos indicadores de consumo, a ferramenta começou a “engatinhar” em 2019, quando teve que participar do programa de inovação da empresa, o Inova VLI. Um ano depois, a ferramenta foi aceita em testes de viabilidade e, aprovada, começou a ser utilizada no modal ferroviário da empresa.

Na prática, com o auxílio de informações operacionais, como as de computadores presentes nas locomotivas, através da modelagem matemática, há a possiblidade de se conseguir correlações estatísticas e encontrar as variáveis com o maior potencial para reduzir o uso de combustível, ofertando dados que tornem a viabilidade de ganho uma prioridade.

A ferramenta também possibilita o direcionamento de investimentos, além de outras variáveis consideradas na equação, como a forma de condução do trem e o trecho que foi percorrido, além de outros componentes que impactam no consumo e performance.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para es.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos