1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Votorantim Cimentos amplia parceria de energia solar própria em Minas Gerais – Sustentabilidade e energia renovável
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Votorantim Cimentos amplia parceria de energia solar própria em Minas Gerais – Sustentabilidade e energia renovável

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 16/01/2024 às 16:29
empresa de construção, empresa de construção, parque, acordo, diretor global, indústria, sociedade, planeta, Atlas Renewable Energy, Energia solar fotovoltaica, Minas Gerais, PPA, Votorantim Cimentos
Votorantim Cimentos pretende alcançar 75% do consumo de energia renovável no Brasil (Foto: Divulgação/Votorantim Cimentos) – Todos os direitos: EPBR

Votorantim Cimentos assinou contrato de aquisição de 100 MW médios de energia solar da Atlas Renewable Energy, visando jornada de descarbonização.

A Votorantim Cimentos fechou um acordo para a aquisição de energia solar da Atlas Renewable Energy, com o objetivo de fornecer 100 MW médios de energia por 15 anos para suas unidades localizadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Esse volume irá suprir cerca de um terço do consumo energético da Votorantim Cimentos no país, o que equivale ao fornecimento de energia para 424 mil residências.

O contrato de aquisição de energia foi realizado no modelo de autoprodução por equiparação e a energia será gerada pelo Projeto Solar Luiz Carlos, localizado em Paracatu (MG). Essa iniciativa reforça o compromisso da Votorantim Cimentos com a sustentabilidade e a busca por soluções energéticas limpas, contribuindo para a redução de sua pegada de carbono e para a preservação do planeta.

Votorantim Cimentos e a energia solar

Quando entrar em operação, o parque terá capacidade instalada de 787 MWp, dos quais quase dois terços (470 MWp) serão destinados à Votorantim Cimentos.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

Acordo para aquisição de energia renovável

A conclusão do contrato de aquisição ainda depende da aprovação do Conselho istrativo de Defesa Econômica (Cade).

Votorantim Cimentos e a jornada de descarbonização

Segundo Álvaro Lorenz, diretor global de Sustentabilidade da Votorantim Cimentos, a aquisição de energia renovável é um o importante para a jornada de descarbonização da empresa de construção.

‘Em todas as unidades da empresa em que atuamos, nosso foco é intensificar a eficiência e incorporar o uso de energia renovável, aumentando o volume de energia limpa autoproduzida que consumimos e, consequentemente, a nossa competitividade, gerando benefícios para a sociedade e para o planeta’, diz.

Metas da Votorantim Cimentos

A meta da Votorantim Cimentos é ter 45% da energia consumida globalmente oriunda de fontes renováveis até 2030. Com esse novo projeto, 75% da energia consumida pela empresa no Brasil será proveniente de fontes limpas.

A Votorantim Cimentos está comprometida com a inclusão da energia solar fotovoltaica em suas operações, e o acordo com a Atlas Renewable Energy em Minas Gerais para um PPA de energia solar é mais um o nessa direção. Essa parceria permitirá que a empresa de construção reduza seu consumo energético e promova a sustentabilidade em suas atividades.

Fonte: EPBR

Inscreva-se
Entre com
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
s
Visualizar todos comentários

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegclickpetroleoegas-br.diariodoriogrande.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x