A nova moto elétrica da Yamaha possui um design revolucionário, estrutura complexa e uma abordagem inovadora
Há cerca de seis anos, quando a Yamaha revelou o conceito da motocicleta elétrica Motoroid, muitos a consideraram uma invenção saída de um filme de ficção científica. Hoje, a empresa revela a nova e aprimorada Yamaha Motoroid 2, trazendo um vislumbre de um futuro que antes parecia distante, de acordo com o site Electrek.
A Yamaha Motoroid 2 rompe com o design convencional das motocicletas. Enquanto a maioria das motos tradicionais possui uma estrutura mecânica complexa, esta moto elétrica opta por uma abordagem inovadora. A parte traseira abriga um motor central alimentado por uma bateria aparentemente compacta e suspensa.
Ao invés de um guidão tradicional, o garfo dianteiro oferece direção de uma maneira não convencional. Em vez do guidão, a moto possui alças rígidas, projetadas essencialmente apenas para segurar.
-
Essas são as 7 motos usadas com o menor consumo de combustível no Brasil
-
Estes são os 10 carros usados que mais perdem valor no primeiro ano de uso no Brasil
-
Os 5 SUVs compactos usados que menos consomem combustível no trânsito urbano brasileiro
-
Confiabilidade que impressiona: conheça os motores automotivos tão bem projetados que parecem ter sido feitos por relojoeiros suíços
O design geral da Yamaha Motoroid 2 é futurista e ousado, com iluminação ambiente azul que realça a carroceria. A moto possui uma área de tanque falso que se eleva por razões desconhecidas, acrescentando um toque de singularidade ao seu visual.
Equilíbrio automático e potencialmente sem piloto
Uma das características mais intrigantes da Yamaha Motoroid 2 é o seu equilíbrio automático. Ela foi projetada para operar sem a necessidade de um piloto a bordo, o que significa que pode dirigir e manter o equilíbrio independentemente da presença humana.
Essa capacidade é viabilizada por meio de tecnologias como reconhecimento facial e controle de gestos, que permitem que a moto siga uma pessoa quando operada sem um condutor. Além disso, um grande descanso central foi projetado para se recolher automaticamente quando a moto diminui a velocidade para estacionar e pode ser elevado autonomamente quando a moto decide retomar a condução.
O futuro da mobilidade?
Embora seja improvável que a Yamaha produza uma motocicleta elétrica com essas características no curto prazo, o desenvolvimento da Yamaha Motoroid 2 demonstra o interesse contínuo da empresa em explorar novas ideias e tecnologias. A empresa tem até mesmo produzido protótipos funcionais.
A Yamaha planeja exibir o protótipo da Motoroid 2 em eventos futuros, como a Mostra de Mobilidade do Japão 2023. Embora esta motocicleta futurista possa não estar nas ruas em breve, sua existência ressalta o foco contínuo da Yamaha na inovação e no futuro da mobilidade elétrica.
Enquanto a Yamaha explora conceitos futuristas, outras fabricantes de motocicletas, como a Kawasaki, estão tomando medidas mais concretas na direção das motos elétricas. A Kawasaki está prestes a lançar suas primeiras motos elétricas de transporte regional nos mercados norte-americanos e no Reino Unido, demonstrando a crescente aceitação e desenvolvimento das motocicletas elétricas.